Relatório da IDC Brasil referente ao primeiro trimestre deste ano aponta que a HP empresa conquistou a liderança nas vendas de notebooks (em unidades) no mercado brasileiro. A posição é resultado da soma das vendas nos segmentos corporativo e de consumo, que levaram a empresa a ganhar cerca de 24% de market share desses produtos no período.
De acordo com a consultoria, esse mercado ainda pode ser ampliado, já que apenas cerca de 5% dos computadores no Brasil são portáteis, enquanto este percentual na América Latina é 15%. Segundo a IDC, no segmento de empresas, enquanto o setor apresentou uma redução entre o último trimestre de 2005 para o primeiro trimestre deste ano, a HP obteve um crescimento de cerca de 33%, tanto para notebooks quanto desktops corporativos.
De acordo com esses dados, a companhia conseguiu aumentar sua participação em vendas para empresas, mesmo com o recuo de 2% do mercado total de desktops e 17% no de notebooks, em relação ao último trimestre.
Segundo Renata Gaspar, diretora do grupo de computação pessoal para o setor corporativo, um dos fatores que fizeram a fabricante alcançar esses números foram acordos de distribuição que aumentaram a capilaridade por todo o Brasil. ?Além disso, lançamos uma linha de notebooks voltada às pequenas e médias empresas que teve grande aceitação no mercado?, conclui.
De todos os desktops corporativos que a HP vendeu no último trimestre, 50% foram adquiridos por empresas de pequeno e médio porte, que compõem o chamado SMB (small and medium business). Em relação aos notebooks, este número é de 64%.
No segmento de consumo, segundo a IDC, a empresa lidera 31,4% do mercado em relação a unidades vendidas de notebooks e sua participação no mercado de desktops teve um salto de cerca de 130%. ?Incentivos do governo, como a chamada MP do Bem, foram determinantes para termos um avanço tão significativo nesse ramo?, afirma Valéria Molina, diretora de produtos para consumo do grupo de computação pessoal da empresa.
A executiva também afirma que a queda do dólar também influenciou o desempenho significativo de vendas. ?Repassamos essa queda ao preço do produto e assim atingimos uma faixa maior de mercado. Tem sido muito constante que uma pessoa que queira comprar um desktop acabe optando por um notebook?.
A corporação, que hoje ocupa o segundo lugar em vendas para empresas do ranking de fabricantes de produtos para computação pessoal no Brasil, espera até o fim do ano conquistar a liderança nesse segmento. Para isso, fará vários lançamentos de produtos no próximo mês e anunciará uma estratégia de marketing grandiosa.