Intelig Telecom instala NGN e expande backbone

0

A Intelig Telecom concluiu a instalação de sua rede NGN (next generation network), constituída por uma nova estrutura de sinalização, softswitches e mediagateways.

A NGN propicia a convergência de voz e dados, reduz custos e permite que a operadora lance uma série de novos serviços inteligentes, como o PABX virtual. "Estamos estudando ainda quais serviços serão lançados", disse o vice-presidente de operações da Intelig, Rodrigo Andrade. A rede ficará em teste até julho.

A NGN da Intelig usa equipamentos da chinesa Huawei. O investimento no projeto não foi divulgado. A Intelig adquiriu uma licença para utilizar a rede com até 20 mil usuários, embora a estrutura montada comporte até 50 mil. Segundo o executivo, isso é apenas o começo. "A rede é modular e de fácil expansão", explicou.

Backbone

A Intelig informou também que criou uma nova rota em seu backbone de fibra óptica, dessa vez ligando Brasília a Belo Horizonte. Até então, a troca de dados entre as duas cidades passava por um anel no Nordeste brasileiro. "Devido à concentração de tráfego em Brasília, optamos por criar essa nova rota", relatou o vice-presidente da Intelig. O novo trecho usa equipamentos DWDM (Optix BWS 1600G), com capacidade para até 16 canais de 2,5 Gbps. Novamente foram usados equipamentos da Huawei.

Segundo Andrade, e empresa não pretende fazer novos grandes investimentos em infra-estrutura este ano. A Intelig tem hoje 15 mil km de fibra ótica própria, nove centrais telefônicas, 10 estações de comunicação via satélite, dois data centers e dois centros nacionais de operação de redes (Rio de Janeiro e São Paulo).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.