Prefeitura de São Paulo implanta novo portal

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A Prefeitura de São Paulo coloca no ar nesta quinta-feira (25/5) o seu novo portal, em evento que contará com a presença do prefeito Gilberto Kassab e dos secretários ligados ao Conselho Municipal de Informática (CMI), além de representantes da Câmara de Vereadores.

O objetivo da administração municipal com o novo site é aprimorar o fluxo de comunicação da Prefeitura com a sociedade, por meio da organização das informações e serviços públicos eletrônicos necessários para o atendimento das demandas dos paulistanos.

O desenvolvimento e a implantação da plataforma de relacionamento que deu origem ao novo portal foi realizado pela consultoria de TI Brisa em parceria com o Instituto Uniemp. Com especialização nos processos de modernização em soluções de governo eletrônico, a Brisa criou um novo modelo de relacionamento, composto por uma interface de comunicação na internet com foco nas necessidades dos usuários.

O projeto envolveu uma nova proposta de organização, identidade visual, estrutura sistêmica, navegabilidade e acesso da população por segmentação de serviços e informações de interesse público, baseada no conceito de linha e eventos da vida.

Esse novo conceito, segundo a empresa, permite ao cidadão ter acesso aos serviços públicos e informações organizadas com base no momento de sua vida ou em fatos relevantes como, por exemplo, a matrícula escolar para crianças na faixa de 6 e 7 anos, programa de vacinação para terceira idade, ou mesmo o pagamento de IPTU pelo proprietário do imóvel.

De acordo com Malde Vilas Boas, coordenadora de Governo Eletrônico da Secretaria Municipal de Gestão, a criação de uma estrutura específica para gerir o governo eletrônico abre para o município de São Paulo uma forma de adotar a tecnologia como diferencial. ?Nosso cliente final é o cidadão. O novo portal possibilita o foco único na população, pois centraliza todas as formas de atendimento em apenas um canal de relacionamento.?

A busca pelos dados mais freqüentes de modo personalizado, segundo ela, traz agilidade nas solicitações. ?O conceito de navegação foi redesenhado com base nas necessidades da população e responde com maior eficiência as demandas de cidadãos que não precisam conhecer a estrutura administrativa do município para interagir com o novo portal?, garante Malde.

Por meio da criação de uma estrutura descentralizada para gestão de conteúdo, o portal elimina a necessidade de migração dos atuais serviços e informações para a nova plataforma, permitindo o reuso dos atuais sistemas.

O portal contempla ainda: um sistema para publicação de conteúdo por segmentação, fale conosco (formulários e envio de e-mails ao responsável), mapa do site dinâmico, ferramenta de busca e banco de documentos e imagens.

De acordo com Paulo Toledo, Presidente da Brisa, é fundamental que os serviços públicos sejam automatizados para melhor atendimento aos cidadãos. ?Esse projeto objetiva trazer maior organização, qualidade e transparência aos serviços prestados à comunidade paulistana, e está plenamente alinhado com a nossa missão de promover o desenvolvimento institucional das organizações governamentais?.

Dentre os principais benefícios, segundo ele, a cidade de São Paulo passa a ter um melhor canal de acesso aos serviços públicos pela internet, reduzindo intermediários de informação e deslocamentos da população até guichês de atendimento que muitas vezes encontram-se congestionados e com grandes filas.

Para os gestores da Prefeitura, as vantagens estão na administração eficiente dos dados pelo gerenciamento otimizado do ciclo da informação, evitando custos e melhorando a qualidade do atendimento.

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