A Net e a Vivax divulgaram fato relevante nesta quinta-feira (24/5) para informar que irão submeter aos seus acionistas uma proposta de reestruturação societária, com o objetivo de migrar os acionistas da Vivax para a base acionária da Net. A reorganização, segundo o documento, tem por finalidade possibilitar a migração dos acionistas da Brasil TV a Cabo Participações (BTVC) e da Vivax para a base acionária da Net, mediante operações sucessivas de incorporação de sociedade e de incorporação de ações.
O processo será realizado em duas etapas distintas. A primeira delas envolverá a incorporação da BTVC no patrimônio da Vivax, com a conseqüente extinção da BTVC, e subseqüentemente a integração ao patrimônio da Net das ações da Vivax que não sejam de sua titularidade.
A reestruturação, de acordo com o documento, justifica-se por alinhar os interesses da totalidade dos acionistas das três companhias, simplificar a estrutura societária das atividades sob controle da Net, aumentar a base de acionistas da Net, maior racionalização administrativa, além de uma concentração de esforços visando ao fortalecimento e ao incremento da atuação no mercado.
No último dia 16, a Net informou ter obtido aprovação da Anatel para adquirir o controle da concorrente Vivax. Na ocasião, a operadora informou que o negócio aumentará sua participação no mercado de TV por assinatura de 39% para 46%, e de 13% para 15% no segmento de internet em banda larga.
O contrato de compra da Vivax foi anunciado em outubro e prevê que não haverá pagamento em dinheiro, sendo que cada ação da empresa será trocada por 0,5678 ação preferencial da Net.