O Windows 8, próxima versão do sistema operacional da Microsoft, chegará ao mercado em 2012. A informação é do próprio executivo-chefe (CEO) da fabricante de software, Steve Ballmer, que também adiantou que o novo Windows terá diversas variações, para se adaptar aos diferentes aparelhos que surgiram no mercado nos últimos anos, como tablets PCs.
Ballmer falou na segunda-feira, 23, durante conferência para desenvolvedores no Japão, que o Windows 7, última versão do sistema operacional, vendeu mais de 350 milhões de cópias neste ano, "mas é preciso mudar". O executivo afirmou que o Windows 8 terá mais integração com o navegador Internet Explorer, aumentando a integração entre funções de web e atributos de hardware. Também terá a opção de instalar novos browser, como o Mozilla Firefox ou o Google Chrome.
O CEO da Microsoft também declarou que, com o Windows 8, a companhia pretende estreitar os laços com desenvolvedores por meio da criação de mais ferramentas colaborativas, de criação de aplicativos e aplicações para seus produtos. Ballmer afirmou que ampliando as relações com os desenvolvedores, pode também ampliá-las com os clientes.
Windows Phone 7
Ainda em busca da atenção dos desenvolvedores, a Microsoft anunciou também nesta terça-feira, 24, o Mango, nova versão do seu Windows Phone 7, que vem com "mais de 500 novidades". Entre elas, novos idiomas – como o português – , novos aplicativos de internet e novas ferramentas de comunicação – provavelmente trazidas com a compra do Skype, mas não há informações.
O upgrade será enviado gratuitamente aos donos de aparelhos equipados com Windows Phone 7, e será instalado em novos aparelhos "no terceiro trimestre". Em seu duscurso Ballmer declarou que, "infelizmente, nosso sistema operacional para celulares veio um ano depois do que esperávamos, e por isso temos que nos atualizar sempre". O discurso do executivo foi publicado no site de relações públicas da Microsoft.
- Estratégia