A rede de fast food McDonald's promoveu um upgrade dos equipamentos instalados em suas lojas no Brasil e acrescentou mais um fornecedor de serviços suporte ao seu parque.
Nos dois casos a NCR foi a parceira escolhida. Atualmente, a maioria das lojas próprias e também as franqueadas da rede utiliza a tecnologia da companhia, revela Luiz Sanches, gerente geral da unidade de serviços da NCR América Latina e Caribe.
No que diz respeito aos equipamentos, a rede trocou boa parte dos terminais pontos de venda (POS) por equipamentos da linha NCR RealPOS 70 XRT, que têm tela touchscreen e apresentam alto desempenho. Além disso, são de fácil manutenção e resistentes à água.
A substituição foi necessária para reduzir a indisponibilidade e atender às necessidades da rede, explica Fábio Pessoa, gerente sênior de soluções e serviços para restaurante da Arcos Dourados, empresa que opera a marca McDonald's no Brasil.
"O nosso parque estava bastante defasado, o que aumentava a indisponibilidade do equipamento. Este é um dos maiores vilões do varejo, pois compromete a agilidade do atendimento e impacta a experiência do cliente", ressalta.
Um dos pontos críticos do projeto era a robustez e a resistência do equipamento, que impactam diretamente na disponibilidade do POS e na qualidade do atendimento ao cliente.
"Um equipamento indisponível significa filas maiores e, muitas vezes, um menor volume de vendas", diz Luiz Sanches, gerente geral da unidade de serviços da NCR América Latina e Caribe.
Como resultado do projeto, houve uma redução em torno de 40% nos chamados relacionados à quebra de equipamentos, o que permitiu o aumento das vendas e do volume de atendimento nos horários de pico devido ao ganho de agilidade.
Além de instalar os novos terminais, o McDonald's utiliza também os serviços de suporte da NCR. Essa parceria teve início em 2012, quando a rede decidiu dividir o suporte aos equipamentos entre três fornecedores.
O McDonald's trabalhava com dois fornecedores de suporte ao parque de equipamentos e ao mensurar os resultados positivos, percebeu que era superior aos registrados quando tinham apenas um.
Para melhorar ainda mais a qualidade do suporte e otimizar os custos, o McDonald's decidiu incluir mais um fornecedor: montou um projeto piloto em cinco restaurantes da rede no Rio de Janeiro e selecionou a NCR.
Atualmente, das mais de 700 lojas do McDonald's em todo o Brasil, 130 serão suportadas pela companhia até julho.
"A divisão entre os fornecedores foi realizada conforme a concentração de lojas e a capacidade dos fornecedores de atendê-las. Por trabalharmos com três fornecedores, temos mais competitividade e mais qualidade. Isso garante a sustentabilidade desse serviço e a expansão do nosso negócio", finaliza Pessoa.