O Google abriu as inscrições da edição 2017 do programa Bolsas de Pesquisa Google para a América Latina, com o objetivo de apoiar projetos de pesquisa na área de Ciência da Computação em toda a região.
O programa oferece apoio a "duplas" de pesquisadores – ou seja, estudantes de Mestrado ou Doutorado e seus professores. A cada ano, os projetos inscritos são mais complexos e ambiciosos; buscam melhorar diagnósticos médicos, auxiliar deficientes a serem mais independentes, gerar modelos para o combate da transmissão da Zika e até monitorar geleiras.
Há, também, pesquisadores que aplicam machine learning para gerar sinopses de vídeos, melhorar a gestão de contratos no setor privado, desenvolver formas avançadas de reconhecimento facial e desenvolver algoritmos de coordenação para veículos autônomos nos cruzamentos das nossas cidades congestionadas.
Nesta quinta edição, serão destinados US$ 600 mil para apoiar pesquisadores na região. Todos os projetos submetidos serão lidos e avaliados por engenheiros do Centro de Engenharia na América Latina do Google, em Belo Horizonte.
O prazo para as inscrições termina nesta sexta-feira,26 e os campos de pesquisa contemplados são: Geo/Maps, Interação entre humanos e computadores, Recuperação, extração e organização de informações (incluindo gráficos de semântica), Internet das Coisas (incluindo cidades inteligentes), Machine learning (aprendizado de máquinas) e data mining (mineração de dados ), Dispositivos móveis, Processamento natural de línguas, Interfaces físicas e experiências imersivas, Privacidade, outros tópicos relacionados à pesquisas na web.
Os resultados serão anunciados em agosto de 2017. Informações sobre o programa e instruções podem ser encontradas neste site.