A Binded, uma plataforma Blockchain de direitos autorais, recebeu uma rodada de US$ 950 mil de financiamento, aumentando seu capital total para US$ 1,5 milhão, de fundos de investimentos que incluem Mistletoe, Asahi Shimbun, Vectr Ventures, M & Y Growth Partners, Fundo Fundadores de Tóquio e Social Starts.
Binded é uma plataforma tecnológica que torna os direitos de autor simples. Fotógrafos e artistas digitais usam gratuitamente para proteger suas obras. Eles carregam imagens para o seu cofre de direitos autorais. Para cada imagem carregada, uma impressão digital única é criada e salva permanentemente no Blockchain. O criador recebe um certificado de direitos de autor com prova de criação.
"O copyright é uma questão cada vez mais crítica para jornais como Asahi Shimbun e todas as empresas de mídia. Binded tem o potencial de simplificar muito a forma como gerenciamos e protegemos nossos direitos autorais", disse Takashi Horie, da Asahi Shimbun.
"O Japão é um dos maiores criadores de direitos autorais. Estamos entusiasmados por ter parceiros que podem nos ajudar a entender melhor e servir o mercado japonês no futuro", disse Nathan Lands, co-fundador e CEO da Binded. "Hoje as ferramentas para proteger obras criativas estão desatualizadas e mal adaptadas para a tecnologia moderna. Nós vamos mudar isso".
A Binded tem integrações com Instagram e Twitter. Ela quer tornar possível ligar todas as ferramentas criativas para permitir reivindicações de direitos autorais sem descontinuidades no momento da criação. Também está desenvolvendo uma tecnologia de monitoramento de direitos autorais que identifica possíveis violações de direitos autorais. O recurso está atualmente em versão beta pública.
A Binded foi lançada em março de 2016 e já coletou mais de 10 milhões de registros de direitos autorais.