O Gartner anuncia que as vendas globais de smartphones para usuários finais totalizaram 380 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2017, um crescimento de 9,1% em comparação com o ano anterior. Os compradores de celulares estão gastando mais para terem aparelhos melhores, resultando no aumento da média de preço dos tipos de telefone.
A mudança na preferência dos consumidores está afetando positivamente fabricantes chineses como a Huawei, Oppo e Vivo em suas estratégias de criar recursos atrativos por preços acessíveis. No primeiro trimestre de 2017, a participação de mercado combinada das três empresas representou 24% do total, um aumento de 7% ano a ano (tabela 1).
As vendas de smartphones da Samsung caíram 3,1% no primeiro trimestre de 2017. Assim como a Samsung, a Apple está cada vez mais enfrentando uma forte competição de marcas chinesas como Oppo e Vivo, entre outras, e seu desempenho na China está sob ataque.
A Huawei está próxima da Apple na venda de smartphones, totalizando 34 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2017. Apesar de seus aparelhos P9 e P9 Plus já estarem disponíveis há mais de um ano, ambos continuam vendendo bem, o que posiciona a Huawei como marca dominante no mercado de consumo.
A Oppo continua se aproximando da Huawei. Com um crescimento global de 94,6% nas vendas de smartphones durante o primeiro trimestre de 2017, a Oppo apresentou o melhor desempenho do trimestre e manteve a primeira posição na China.
Enquanto isso, a Vivo vendeu quase 26 milhões de smartphones e alcançou uma participação de mercado de 6,8%, o que ajudou a empresa a atingir um crescimento de 84,6% no primeiro trimestre de 2017.
No mercado de Sistemas Operacionais (OS) de smartphones, está clara a batalha entre Android e iOS. Com outros OS lutando por espaço, o Android aumentou sua participação de mercado em 2%. A crescente aceitação das marcas chinesas em mercados globais, guiada por smartphones de alta qualidade, está conduzindo o domínio do sistema operacional Android. Além disso, com o anúncio do Android Go pelo Google, que tem como alvo o mercado de smartphone básico, o OS deve continuar a crescer.