Grupo Malwee seleciona startups para inserir varejo de rua no mundo digital

0

O Grupo Malwee lançou chamada no Edital de Inovação para a Indústria a fim de selecionar projetos inovadores apresentados por startups. Serão escolhidas até cinco propostas que utilizem ferramentas destinadas a oferecer uma experiência de compra diferenciada e inovadora, como a inserção de lojistas multimarcas no mundo digital. As inscrições podem ser feitas por meio deste link.

Cada projeto aprovado terá orçamento de R$ 150 mil e deverá ser desenvolvido em até oito meses na rede de 26 Institutos SENAI de Inovação e 58 Institutos SENAI de Tecnologia. O público-alvo são micro e pequenas empresas (MPE) e startups, incluindo microempreendedores individuais (MEI).

No desafio "Experiência do usuário: Inovação no processo de compra", o objetivo é que a proposta explore novas experiências de aquisição e modelos de negócio inovadores, como delivery de roupas, customização de produto, provadores inteligentes, autoatendimento ágil e interativo, entre outras possibilidades. A avaliação é que o consumidor está cada vez mais exigente, por isso é importante criar soluções que "encantem e gerem conveniência e agilidade dentro e fora da loja".

Já no desafio "New Retail: Novas tecnologias para otimização e digitalização de lojas multimarcas", a ideia é selecionar projetos que melhorem a operação da loja, com redução de custos e aumento de produtividade. Isso pode ser feito com uso de automação de processos, integração com novos canais digitais, entre outras ferramentas. De acordo com o regulamento do Edital, a intenção é transformar a loja em um ambiente que una o melhor dos dois mundos, desde o contato direto com o produto e o relacionamento com o consumidor, até a capacidade de gerar dados e analisá-los de forma inteligente para proporcionar uma experiência única e eficiente.

Transformação

De acordo com o gestor de Inovação do Grupo Malwee, Illan Sztejnman, o futuro do varejo de moda multimarca está além do desafio de levar o lojista do off-line para o online.

"Entendemos que, de forma geral, o varejo de moda vem passando por um momento de transformação que impacta, desde a maneira de gerir os negócios de modo mais eficiente e rentável, até as diferentes formas de proporcionar uma experiência única para o consumidor final", destaca o executivo. "Um dos principais mantras do Grupo Malwee é ser o melhor parceiro do canal multimarca, o chamado varejo de rua. Por isso, nossa intenção com o Edital de Inovação para a Indústria é atuar como uma ponte entre nossos lojistas e as oportunidades que o mundo digital traz, gerando valor para todo o ecossistema, inclusive para as startups", complementa.

O Edital de Inovação para a Indústria é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Social da Indústria (SESI). Os projetos são selecionados com base em critérios como potencial de inovação e de venda do produto ou do processo. A iniciativa possui cinco categorias, entre as quais Empreendedorismo Industrial, que busca estimular a conexão entre grandes indústrias e startups, micro e pequenas empresas.

"O Edital de Inovação para a Indústria é a porta de entrada para grandes empresas e startups criarem soluções conjuntamente e, principalmente, estabelecerem uma relação de confiança, que pode resultar em novas parcerias", explica o gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI, Marcelo Prim.

"O Sebrae tem focado recentemente em ações de aproximação entre grandes empresas e pequenos negócios com vistas a promoção da inovação aberta, de modo a viabilizar inovações que aumentam a produtividade das grandes empresas e, ao mesmo tempo, aumentam a competitividade dos pequenos negócios, que passam a ter acesso às melhores práticas e mercado das grandes empresas. Essas ações promovem uma inserção de inovações no mercado de forma mais assertiva, com resultados mais efetivos para as partes envolvidas", afirma o gerente de inovação do Sebrae, Célio Cabral.

"Esta chamada de projetos da Malwee é mais um exemplo desse tipo de ação e esperamos que pequenos negócios inovadores de todo o país participem da chamada e façam uma excelente parceira com essa grande indústria, tão relevante para o varejo brasileiro", completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.