As MVNO's e os mercados de consumer e varejo: entenda suas aplicações

0

Em 2010, a Anatel regulamentou um novo modelo de negócios conhecido como MVNO, em inglês, mobile virtual network operator, ou operadoras móveis virtuais. Trata-se de operadoras de telefonia móvel e internet que não possuem rede de acesso, utilizando o sinal de torres e antenas de operadoras tradicionais. Uma MVNO oferece o mesmo que uma grande empresa de telecomunicações. Como exemplo, serviços de conectividade, suporte em TI, plataformas, aplicativos que não utilizam internet e muito mais. Além disso, as MVNO's possuem a vantagem de poder atuar com preços competitivos, soluções sob medida e atendimento personalizado.

Dentro do mercado de MVNO existem as MVNO's credenciadas e as autorizadas. As autorizadas, são aquelas que possuem licenciamento por parte da Anatel para credenciar novas operadoras. Elas são responsáveis pelo tráfego de dados, estrutura de numeração, estrutura de telecom e TI. Já as credenciadas, possuem contrato de homologação pela Anatel por meio de uma autorizada, sem a necessidade de investir em infraestrutura ou tráfego. Cabe a credenciada o papel da distribuição, vendas, atendimento e marketing 

Mesmo que seja um modelo pouco conhecido pelos consumidores, segundo a Teleco, a quantidade de empresas licenciadas para atuar como operadoras de rede virtual móvel aumentou de forma significativa nos últimos três anos no Brasil: de 24 em 2019 para 132 em 2021. Com a expansão cada vez maior da digitalização e utilização da Internet das Coisas (IoT), o mercado de MVNO's apresenta grande potencial para continuar crescendo. 

Algumas empresas do mercado brasileiro, como clubes e até mesmo celebridades, encontraram neste nicho uma oportunidade para incrementar portfólio, fidelizar clientes e aumentar vendas. É importante entender que quando um negócio decide ofertar telefonia móvel, além de aumentar a quantidade de produtos, a empresa passa a oferecer um serviço de valor agregado pautado em ações de marketing. 

Qualquer empresa, de qualquer segmento, pode oferecer linhas de telefonia móvel e internet aos seus consumidores, criando um ótimo diferencial diante de seus concorrentes. Basta ter um CNPJ, base de clientes e a solução pode ser desenhada. Para além de grandes clubes e artistas, garantir serviços digitais e de telefonia, é se inserir ainda mais na jornada de seu cliente. Dá ao empreendedor ou à empresa diversas oportunidades, como a possibilidade de aumento no wallet share, reaproximação do consumidor e aumento no relacionamento com a base, mudando seu posicionamento e lucratividade.

Sabe-se que o principal fator de insatisfação por parte do consumidor hoje, é o atendimento oferecido pelas grandes operadoras. Com um público menor, uma empresa credenciada a uma MVNO, é capaz de ofertar essa demanda, além de preparar benefícios especiais para um público bem segmentado. 

 A Arqia, empresa do Grupo Datora especializada no segmento M2M e IoT, foi pioneira no credenciamento de outras MVNO's e possui autorização da Anatel para prestar este serviço, atuando no modelo mais conhecido como full MVNO ou MVNO Autorizada, tendo toda infraestrutura necessária para credenciar outras empresas no modelo conhecido como Light MVNO ou MVNO Credenciada. Acreditamos que fazer parte dessa transformação digital no Brasil contribui para que empresas e consumidores tornem suas atividades do dia a dia mais rentáveis, acessíveis e práticas. 

Tomas Fuchs, CEO do Grupo Datora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.