Os municípios brasileiros começam a ativar tecnologias do conceito smart cities para ganhar agilidade e aumentar a economia. Entre os casos de uso está a cidade de Porto Alegre, que conta com 22 mil luminárias inteligentes nas principais ruas e avenidas, representando 20% de todo o ativo.
O projeto, conduzido pela TIM em uma parceria com a M2M Telemetria, com a colaboração da Qualcomm Serviços de Telecomunicações, utiliza a tecnologia 4G NB-IoT. É considerado um dos pioneiros na utilização massiva desse tipo de conectividade sem fio para Smart Lighting na América Latina.
A concessionária IPSul, responsável pela iluminação pública da cidade, informa que a expectativa é que, ao combinar a tecnologia de telegestão inteligente com o uso de luminárias LED, a economia de energia seja 12% superior em comparação à gerada apenas pela modernização.
O uso da tecnologia NB-IoT pela IPSul para telegestão coloca a cidade de Porto Alegre na vanguarda da adoção de tecnologias da internet das coisas e faz parte das iniciativas para oferecer serviços mais eficientes. "Esse projeto está alinhado com nosso compromisso em oferecer melhorias contínuas para a população, aprimorando a gestão da iluminação pública", afirma Raimundo Dantas, Diretor Executivo da IPSul.
No projeto, as luminárias reportam e recebem as informações essenciais para todas as funcionalidades na rede em nuvem por meio conectividade da TIM, que tem a maior rede móvel do Brasil.
"A conectividade vai permitir uma melhor gestão de energia da cidade. Temos expertise em projetos de cidades inteligentes, e nosso diferencial é ter uma rede com 100% de presença nacional. Estamos muito felizes em poder usar nossa expertise mais uma vez para apoiar a oferta de serviços de iluminação pública mais eficientes e melhorar a vida da população de Porto Alegre", afirma Paulo Humberto Gouvea, Diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil.
Os módulos de Telegestão Inteligente da M2M, baseados no Qualcomm 9205 LTE Modem e conectividade da TIM, permitem o monitoramento e controle remoto das luminárias. Com os dispositivos e a plataforma de gestão de serviço da M2M é possível acompanhar o consumo de energia, controlar a luminosidade, receber alertas em tempo real sobre luminárias defeituosas, além de ligar ou desligar os dispositivos.
Outro diferencial é a localização por GPS, que permite uma gestão mais eficiente dos ativos e que traz mais segurança, inibindo o furto de equipamentos. No futuro espera-se que essas tecnologias permitam a manutenção preventiva e segura da iluminação da cidade.
"A iniciativa já está em funcionamento com sucesso. É uma solução plug and play, ou seja, o cliente pode instalar e já operar, aproveitando os benefícios do dispositivo. É um ganho significativo na qualidade dos serviços prestados, na economia de energia e ainda em segurança", afirma Felipe Fulgêncio, CEO da M2M Telemetria.