A IBM Brasil e a Siemens Enterprise Communications vão oferecer, em parceria, serviços de comunicação hospedada sobre o protocolo de internet (IP Hosted Communication Services) para otimizar a qualidade das comunicações nas empresas.
Com o novo modelo de negócios, os terminais telefônicos passam a ser comercializados como serviço, o que resulta na eliminação da necessidade de capital para investimento e redução de custos, segundo as duas empresas.
O serviço pode ser adquirido a partir de 200 ramais e é pago mensalmente. A solução vai ao encontro da alta procura pela telefonia IP: um levantamento da Frost & Sullivan, empresa de consultoria e inteligência de mercado, prevê que as vendas de linhas de convergência IP cheguem a aproximadamente US$ 300 milhões neste ano no Brasil.
Segundo Roberto Atayde, executivo de desenvolvimento de negócios da IBM Brasil, a vantagem desse modelo é que não existe a figura do PABX localmente. "Contudo, todos os serviços tradicionais já conhecidos, associados a muitas outras facilidades proporcionadas pela tecnologia IP, levam a uma considerável redução de custos, uma perceptível melhoria nas comunicações e, sobretudo, a um substancial aumento de produtividade", explica.
Para Eduardo Casella, gerente de canais da Siemens Enterprise, o principal diferencial da solução é a unificação de todas as comunicações – voz, e-mail, vídeo e mensagens instantâneas – em uma experiência simples, fácil e convergente e para todo o tipo de integração.
"O HiPath 8000 é o carro-chefe do portfólio de comunicações unificadas da empresa, pois pode atender diferentes mercados e demandas. É ideal tanto para pequenas e médias empresas, que podem adquirir licenças de forma gradual, quanto para grandes corporações, que podem agregar até 100 mil usuários em uma única central", afirma Casella.