As vendas de servidores x86, que têm seu preço médio avaliado em até US$ 25 mil, apresentaram resultados acima das expectativas no primeiro trimestre no país, de acordo com levantamento da IDC Brasil. Em 2007, o mercado de servidores ultrapassou 90 mil unidades vendidas e no último trimestre as vendas chegaram a quase 30% deste total.
?Se considerarmos que os finais de ano são sempre os mais fortes em resultados de vendas, a tendência natural e esperada para o primeiro trimestre deste ano seria de uma queda na faixa dos 10%, o que não aconteceu?, explica Reinaldo Roveri, gerente de pesquisa e análises do segmento de Enterprise Computing da IDC Brasil.
A forte demanda no segmento de pequenas e médias empresas, a expansão das grandes companhias, a relativa estabilidade econômica e as facilidades de acesso ao crédito têm sido os principais impulsionadores desse mercado, segundo a IDC. A consultoria ressalta também que o aumento dos investimentos estrangeiros no país e a valorização do real frente ao dólar têm favorecido a importação de componentes e barateado o preço dos servidores no final da cadeia.
Segundo Roveri, a acirrada concorrência e agressividade dos principais fornecedores deste mercado, como Dell, HP e IBM, vem espremendo os fabricantes menores e os integradores que têm concentrado sua atuação em nichos pela menor competitividade e ganho de escala.