Os países emergentes devem se tornar um grande mercado para PCs de segunda mão, de acordo com estudo do Gartner. No ano passado, 37 milhões de computadores usados foram exportados para esses países, e a consultoria prevê que até 2012 esse número suba para 69 milhões, principalmente devido à crise econômica mundial.
O problema é que esses computadores precisam ser descartados, gerando toneladas de lixo eletrônico anualmente. Assim, o Gartner avalia que o mercado de computadores usados ainda crescerá bastante nos próximos anos e isso fará com que o lixo eletrônico também aumente nos mercados nos quais a demanda por esses PCs for grande.
Em 2007, foram jogados fora, mundialmente, 68 milhões de computadores, sendo que os mercados emergentes foram responsáveis por 15 milhões. O Gartner calcula que, em três anos, eles serão responsáveis por 30 milhões de PCs jogados fora por ano.
A consultoria ainda avalia que a exportação de PCs de segunda mão é importante para a inclusão digital em escolas, pequenos negócios e operações de governos, e prolongar a vida das máquinas, apesar da geração de lixo eletrônico, é importante para a preservação do meio-ambiente.
- PC de segunda mão