O Google aprimorou suas políticas de privacidade para definir os dados a serem excluídos automaticamente após 18 meses para novas contas e notificará seus bilhões de usuários existentes de que eles também podem excluir seus dados, segundo informa a agência Bloomberg.
A mudança se baseia em uma política que a empresa fez no ano passado para permitir que as pessoas ativassem uma configuração que limpe os dados que o Google possui sobre eles depois de três meses ou um ano e meio. Antes, os usuários tinham que vasculhar os menus de configurações para desativar completamente a coleta de dados se quisessem usar os serviços em particular. O anúncio ocorre apenas uma semana antes da aplicação da lei de privacidade da Califórnia.
O Google construiu um grande negócio analisando o comportamento e as informações pessoais de bilhões de clientes e usando as informações para vender anúncios segmentados altamente lucrativos. Mas as violações de dados e a crescente conscientização sobre o escopo da coleta de dados tornaram os consumidores cautelosos e os governos mais agressivos na regulação da privacidade. O CEO Sundar Pichai argumentou que tecnologias como inteligência artificial podem ser usadas para tornar a coleta de dados mais privada. A mudança para a exclusão automática de informações sugere que o Google encontrou maneiras de extrair a utilidade daquilo que coleta no período determinado.