A folha de pagamento é campeã entre os serviços de terceirização de RH, seguida por treinamento e recrutamento. Dados do IDC revelam que mesmo as empresas européias, com elevado grau de informatização, destinam apenas 26% do seu orçamento anual ao processo de folha e 16% para mão-de-obra.
?No Brasil não temos pesquisas similares, mas sabemos que, embora a verba absorvida pela folha de pagamento possa ser menor, o percentual destinado à equipe de RH dedicada a esta operação é expressivamente superior?, afirma Kelly Ribeiro, country manager da ARINSO.
Na sua avaliação, mesmo que as empresas brasileiras realizem mais investimentos em sistemas, ainda encontrarão dificuldades na otimização de recursos físicos e financeiros. ?O outsourcing é uma opção que equaliza a relação de investimento, capacidade e qualidade, proporcionando as empresas maior foco nas atividades estratégicas e melhor gestão dos processos operacionais?, enfatiza Kelly .
Na ARINSO, 32% do total da vendas realizados em 2005 foram serviços na modalidade outsourcing. A empresa iniciou 2006 administrando os recursos humanos de 160 mil funcionários ativos e processando em seus centros de serviços a folha de pagamento de 300 mil colaboradores de 41 diferentes companhias.
A companhia opera no Brasil desde de 2000 e atende clientes como Bandeirante Energia, Braslo, JohnsonDiversey, Pirelli, Riachuelo, Mahle e Suzano Bahia-Sul , entre outras.