A Vivo anunciou nesta terça-feira (24/7) o lançamento do smartphone BlackBerry Curve, que reúne funções de telefone celular, acesso à internet, e-mail, câmera digital, tocador de MP3 e de vídeo. O anúncio é resultado de um acordo entre a operadora e a canadense Research in Motion (RIM), fabricante do aparelho, para a venda exclusiva por 30 dias no Brasil.
A introdução do BlackBerry Curve no mercado brasileiro é uma clara aposta da Vivo no segmento de alta renda e na venda de serviços de dados também para usuários individuais, além do mercado corporativo. O smartphone já estará disponível para venda nas lojas da operadora a partir desta quarta-feira (25/7).
Para o lançamento do aparelho, a RIM montou uma equipe de suporte técnico para a Vivo. Inicialmente, serão cinco especialistas que prestarão assistência técnica aos clientes.
A linha BlackBerry também é vendida no Brasil pelas operadoras TIM e Claro, mas para o modelo Curve a fabricante adiantou que suporte local também deverá ser negociado, embora saliente que, até o momento, não há nenhuma iniciativa nesse sentido.
A Vivo avalia que o mercado brasileiro de smartphones passe dos atuais 200 mil para 300 mil usuários até o fim do ano. Para 2008, a expectativa da empresa é alcançar uma base de 800 mil usuários desse tipo de dispositivo. "Queremos ter a maior fatia possível desse mercado", disse o vice-presidente de operações da Vivo, Paulo Cesar Teixeira, sem revelar expectativa de participação da operadora no segmento.
Durante o período de exclusividade, a Vivo decidiu fazer uma campanha promocional cujo preço mínimo do aparelho será de R$ 749, se o cliente optar pelo plano pós-pago Vivo Escolha 350, de 350 minutos, por 12 meses. Por mais R$ 69,90 mensais, ele terá acesso a e-mail e navegação ilimitada na internet.