Todos os grandes bancos em operação no Brasil já possuem aplicativos móveis para consultas e movimentações financeiras de seus correntistas. Paralelamente, alguns começam a lançar apps separados para substituírem seus cartões de crédito e débito. É o caso do recém-lançado b.wallet, do Bradesco, e do app de NFC da Visa com Banco do Brasil e Oi. Para fontes do setor financeiro ouvidas por MOBILE TIME, contudo, a tendência no futuro é de que haja uma unificação desses dois tipos de apps, para facilitar a vida do consumidor.
Correndo por fora, haverá aplicativos de carteiras digitais que agregarão vários cartões de crédito e débito, de diferentes emissores e bandeiras, além de incluírem cartões de programas de fidelidade. É o caso do Google Wallet, lançado nos EUA, e que estaria sendo preparado para ser lançado no Brasil, segundo rumores de mercado.
Essa unificação, contudo, ainda vai demorar um pouco para se tornar realidade. O momento por enquanto é de educar consumidores e lojistas, aprimorar processos e aparar as arestas nos modelos de negócios.