QR Code: muito além dos cardápios de restaurantes, tecnologia é indispensável em diferentes indústrias

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O que seria das indústrias se não existissem códigos de identificação como o código de barras? Praticamente impossível dizer. Após a importância conquistada ao longo dos anos, tornou-se fundamental que eles evoluíssem para aproveitar os benefícios do formato 2D. Popularmente conhecido como QR Code, essa versão pode armazenar mais informações devido ao seu formato vertical e horizontal, além de possuir correção de erros, que gera maior eficiência.

No início dos anos 2000, eles começaram a ser usados em publicidade e marketing. À medida que os telefones celulares se tornaram mais avançados e começaram a incluir câmeras, eles se tornaram mais populares em todo o mundo. Somente em 2011, uma pesquisa realizada pela comScore revelou que mais de 14 milhões de usuários de telefones celulares nos Estados Unidos escanearam um código QR.

Nos últimos anos, eles têm sido usados para diversos fins, como autenticação de pagamento, identificação de produto, rastreamento de estoque e verificação de identidade. Durante a pandemia, se tornou comum ao proporcionar o uso de cardápios de restaurantes no formato on-line, em substituição à versão física, para evitar a contaminação por Covid-19, além de terem sido usados no rastreamento de infecções em alguns países. Ao contrário dos códigos de barras tradicionais (1D), que armazenam informações em uma linha, o QR Code armazena informação em uma matriz de pontos. Isso permite a inclusão de links de sites, endereços de e-mail, números de identificação de um item comercial, geração de informações de rastreamento de localização para identificar um produto, imagens e multimídia, e mais.

Atuação em diferentes indústrias

A facilidade de leitura de códigos 2D os torna ideais para uso em diferentes setores. Na indústria de alimentos, eles são usados para fornecer informações nutricionais, dicas de armazenamento, receitas e outros dados importantes para os consumidores. No setor de saúde, eles apoiam no rastreamento de medicamentos e dispositivos médicos em toda a cadeia de suprimentos, desde a sua fabricação até a entrega ao paciente. Na logística, eles são usados para rastrear produtos e melhorar a eficiência na gestão de armazéns e transporte.

Flexibilidade e segurança na mão

Possuem uma ampla variedade, como: leitores de uso geral, projetados para atender a diferentes necessidades de digitalização, aplicações e orçamentos; leitores de código de barras ultrarresistentes, que têm a vantagem adicional de serem sem fio; leitores de códigos de barras para serviços de saúde, que ajudam os médicos a serem mais eficientes com seus pacientes. Também há leitores de código de barras no balcão, no ponto de venda ou no caixa, o que pode proporcionar uma experiência de compra mais rápida e com menos filas. Leitores de código de barras complementares permitem às empresas implantar facilmente aplicativos de leitura de código de barras 1D e 2D.

Quem tem um negócio, mais cedo ou mais tarde terá que migrar para códigos de barras 2D para estar na vanguarda da tecnologia e melhorar a eficiência de suas operações. Além disso, fazer a transição com antecedência permitirá que você esteja preparado para futuras necessidades de rastreamento, que podem ser cruciais para o sucesso de longo prazo do seu negócio. Ela não é apenas uma tendência, mas também uma necessidade para se manter competitivo no mercado atual e é melhor fazê-lo o quanto antes para obter o máximo de seus benefícios, pois a migração completa é esperada em nível global.

Andrés Ávila, Gerente Sênior de Soluções de Marketing da Zebra Technologies para América Latina.

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