Eficiência, precisão e estabilidade. Estas eram as soluções que a LS Interbank – empresa brasileira que atua na gestão de recebíveis dos setores de indústria, comércio, serviços e agronegócio – procurava quando se deparou com os sistemas criados pela Quick Soft, empresa de tecnologia de Santa Catarina.
O primeiro contato entre as empresas surgiu da necessidade de adequação da LS Interbank a novas legislações que entraram em vigor para o segmento de fundos de investimento, que exigiam a migração de todo o trabalho para sistemas eletrônicos.
"Precisávamos atender a uma nova regulamentação para as aquisições de recebíveis dentro de fundos, que passou a exigir a duplicata digital. Buscamos por meio de algumas indicações, inclusive porque à época não havia muitas empresas que forneciam esse serviço, e fomos com muita precisão diretamente em um sistema que funcionava muito bem para a nossa necessidade", explica Isabel Cristina Barbosa Ferreira, diretora-financeira da LS Interbank.
A primeira implantação da Quick Soft com a financeira aconteceu em 2012 e desde então é através do Qcertifica que a empresa movimenta cerca de R$ 6,5 milhões por dia, em uma média de R$ 6,5 mil para cada operação. Para Isabel, um dos principais ganhos com a implantação do sistema foi a eficiência, além da transparência das informações e da facilidade para executar tarefas diárias.
"Apenas pelo fato de a empresa inteira estar trabalhando dentro de um mesmo sistema, já é um ganho imenso de eficiência. Outro ponto importantíssimo para nós era a estabilidade, um sistema que não travasse, que garantisse que os processos seriam iniciados e finalizados. O sistema também trouxe essa facilidade no monitoramento das notas, promoveu uma organização dos processos, até com os logs de alterações: muitas vezes acontecia algo no sistema e nós não sabíamos o que era, não tinha resposta, e com o Qcertifica temos esse acompanhamento detalhado", pontua a diretora.
A implantação do Qprof – após dez anos de experiência com o Qcertifica – ocorreu em um momento em que a LS Interbank buscava modernizar a infraestrutura digital e atualizar a integração dos sistemas, diante de novas exigências, tanto do mercado quanto da própria legislação, que foi também modificada ao longo do tempo. Atualmente, a empresa opera com o Qprof desde fevereiro de 2023.
O principal objetivo estava em promover a integração das áreas percorridas pelos títulos, a eficiência na análise das operações e o incremento da agilidade, além da economia. "[A implantação do Qprof] Estancou investimentos na área de infraestrutura. Por conta do volume de dados que operamos, o sistema anterior se tornava obsoleto muito rapidamente e o Qprof solucionou isso. Então, esse foi um dos motivos de buscarmos uma alternativa mais atual", explica.
Para a diretora da LS Interbank, Isabel Cristina Barbosa Ferreira, a longa parceria com a Quick Soft é um sucesso que deve se perpetuar ao longo do tempo. "Eu recomendo, de olhos fechados. Quando todo mundo 'está fora', eu estou super tranquila porque sei que o nosso processo está rodando. É por isso que investimos no Qprof, que ainda estamos conhecendo, mas que já supre muitas necessidades. E temos um atendimento excelente, não ficamos sozinhos, temos suporte e não quero trocar de sistema pelos próximos 40 anos", finaliza.