O Grupo Abril vai economizar 40% de custo através do contrato de assinado com a Oracle, novo modelo de negócio denominado de Software on demand, para atender toda a área de atendimento aos assinantes, hoje na casa dos 4 milhões, suportada por 500 posições de atendimento.
A informação é de Max Thomaz, diretor de TI do grupo, acrescentando, que nessa primeira fase do Projeto denominado Raiz, o objetivo é ter melhor relacionamento com o cliente através de um banco de dados que reúna todos os produtos da empresa debaixo de um único registro, e não pelos vários produtos que ela assina.
O projeto de atendimento deve ser implantando em um ano, depois virá a transformação do billing e seguida das campanhas de marketing de assinaturas.
Sofware on demand
Esse no modelo de negócio, cobrado como aluguel pelo número de usuários, foi definido após um RFP (request for proposal), onde participaram 4 concorrentes. ?A Oracle não só nos ofereceu uma solução inovadora mas um custo, de longe, mais em conta que os concorrentes?, afirmou o diretor.
Nesse projeto ela desbancou a EDS, que tinha até então o contrato com o Grupo Abril para essa área, usando o software da própria Oracle.
Outra vantagem citada pelo executivo é que o serviço pode ser deferido como despesa, não ser incluído no ativo fixo, e no final de contrato de 3 anos a licença do software é da Abril, que tem por contrato uma transição de 6 meses caso opte por outra solução no final desse período.
O processamento das informações é feito no Datacenter da Oracle em Austin, Texas (EUA), que é considerado um dos maiores do mundo, com 14.500 servidores Dell, rodando Linux, e 3,5 petabytes de capacidade de armazenamento em racks tipo Blade. Conta ainda com um site de backup em Colorado.
Consolidação
O grupo Abril passou nos últimos 4 anos por uma grande consolidação na sua estrutura de TI, onde 27 núcleos foram agrupados em um só; de 300 fornecedores passaram a apenas 20 e seu quadro funcional enxugou de 350 para 100 funcionários.