A Microsoft e a Citrix Systems ampliaram o escopo de uma parceria que mantêm há alguns anos, de fornecimento de aplicações de acesso ponto a ponto para tornar mais rápido, seguro e econômico o processamento remoto de dados. As duas empresas irão desenvolver e comercializar um novo dispositivo multifuncional para filiais de empresas, o qual combina tecnologias avançadas de otimização de redes de longa distância (WAN, sigla em inglês de Wide Area Network) e administração remota.
O acordo pressupõe o uso da solução WANScaler, da Citrix, integrados nas plataformas Windows Server e Internet Security and Accelerations Server, da Microsoft. Segundo as duas empresas, essa combinação ajuda a solucionar um problema importante que não pode ser enfrentado atualmente com soluções tradicionais de rede ou produtos de pontos individuais.
A Microsoft e a Citrix estão excepcionalmente bem posicionadas para abordar, com suas tecnologias, o canal e os clientes. O plano de desenvolvimento conjunto surge em meio à tendência crescente de consolidação da área de TI e o aumento da mobilidade entre filiais e os trabalhadores remotos.
Segundo pesquisa da Citrix, estima-se que 55% de todos os funcionários das empresas acessam suas aplicações comerciais de missão crítica a partir de uma localização remota. Antes que essas aplicações possam chegar ao usuário de destino, elas devem percorrer grandes distâncias pelas WANs ? um processo que compromete o desempenho da aplicação, afeta a experiência do usuário e requer largura de banda. O suporte a funcionários em locais distantes da sede da empresa é um dos principais desafios dos departamentos de TI.
Os produtos planejados combinarão as tecnologias de core-edge e servidor da Microsoft com os pontos fortes da Citrix, aceleração de aplicações e otimização WAN, além de agregar a experiência das duas empresas em acesso e segurança.
A iniciativa permitirá aos clientes obter economias imediatas e maior produtividade dos funcionários das filiais, além de tirar vantagem da familiaridade e facilidade de gerenciamento do Windows Server, que já é um componente central da infra-estrutura da maioria dos clientes.