A fabricante de celulares Pantech assinou contrato com a Claro para fornecer dois modelos de aparelhos, o PG-1410 e PG3210, de tecnologia GSM, para o mercado chileno. O acordo representa a última etapa de um processo de expansão da empresa sul-coreana naquele país.
Com 76% de penetração em telefonia móvel, o Chile é o quinto maior mercado de telefonia móvel da América Latina. Afiliada da chilena America Movil, maior operadora de telefonia móvel da América Latina, a Claro trocou recentemente seu antigo nome Smartcom, para se adequar à transição de seus serviços, que passaram de CDMA para GSM.
A empresa planeja lançar pelo menos cinco novos aparelhos para atingir a meta 5% de participação no mercado local até 2007. ?Nos últimos 12 meses, expandimos significativamente nossa atuação na América Latina, o que realça a importância que essa região tem para a Pantech. Prosseguiremos com nossa estratégia de enfoque seletivo em mercados-chave, com o intuito de incrementar o reconhecimento tanto de nossa presença quanto de nossa marca em uma região mais abrangente?, afirmou o vice-presidente sênior da divisão internacional de vendas do grupo Pantech, Keon C. Kim.
O PG-1410, que possui câmera digital, já vendeu mais de um milhão de unidades em outros mercados, inclusive na Argentina, Rússia e China, desde que foi lançado pela primeira vez no México, em parceria com a America Movil, em agosto do ano passado. O PG-3210, um dos menores aparelhos GSM do mundo, pesa apenas 70 g e possui design exclusivo de estilo radicalmente inovador.
No Brasil, a Pantech assinou, em 2005, contrato para fornecimento de aparelhos com a Vivo. A empresa planeja abrir um escritório de vendas na Argentina, para dar suporte a futuras expansões de seus negócios na América Latina.