O Exin Brasil, desenvolvedora de programas de qualificação para profissionais da área de tecnologia, elaborou ações para divulgar a ISO/IEC 20000 entre as empresas nacionais. O objetivo é apresentar a aplicabilidade da norma, que atesta o padrão de qualidade para o gerenciamento de serviços de tecnologia da informação.
O instituto traz ao Brasil o consultor internacional Marc Taillefer, que possui mais de 35 anos de experiência em integração e melhoria de processos de negócios e performance de serviços em TI, e utiliza em seus projetos vários modelos e padrões de mercado como ISO 20000, ITIL, CMMI, ISO 9001 e ISO 38500.
A estratégia da entidade passa pela capacitação e reciclagem dos ATPs (Authorized Training Providers) nos níveis mais avançados do programa de qualificação. Taillefer vai comandar um modelo interno chamado de TTT (Train-to-Trainer) onde o treinamento e a certificação são oferecidos gratuitamente aos provedores credenciados junto ao Exin, com formação mínima em Service Manager ou ITIL, pré-requisito para este grupo.
O programa prevê o treinamento e exames em duas categorias (Foundation Bridge e o PM&I – Professional Management & Improvement of ITSM Process), que já terão suas versões em português a partir de setembro.
- Conhecimento