Intel e Nokia inauguraram nesta terça-feira, 24, em parceria com a Universidade de Oulu, na Finlândia, o primeiro laboratório de pesquisas conjunto. Batizado de Joint Innovation Center, ele terá cerca de 24 profissionais e será integrado ao Intel Labs Europe, rede de pesquisa e desenvolvimento da companhia na região européia.
Inicialmente, o laboratório irá se dedicar a pesquisas na área de mobilidade, em busca novas formas de melhorar a experiência dos usuários com dispositivos móveis. O foco, entre outras coisas, estará concentrado na criação de interfaces mais usuais para os consumidores e que permitam melhor uso da tecnologia de 3D.
Em comunicado, a Intel disse o novo laboratório está alinhado com o sistema operacional de código aberto Meego, lançado recentemente em conjunto pelas duas empresas. "A Universidade de Oulu tem foco no desenvolvimento de soluções para telecomunicações e se tornou o local perfeito para o laboratório de inovação criado conjuntamente por Intel e Nokia", disse Justin Rattner, diretor de tecnologia da Intel e do Intel Labs.
- P&D