A fabricante taiwanesa de computadores registrou prejuízo de 6,8 bilhões de dólares de taiwaneses (equivalente a US$ 234 milhões) no segundo trimestre, ante um lucro de 3,6 bilhões de dólares de Taiwan registrados no mesmo período do ano passado, segundo resultados preliminares divulgados pela empresa. Este é o primeiro prejuízo da companhia em dez anos.
Na mesma base de comparação, a receita recuou 32%, totalizando 102,1 bilhões de dólares taiwaneses (US$ 3,5 bilhões). O mau desempenho é atribuído por especialistas ao forte declínio das vendas frente a concorrência dos produtos da Apple. Em razão do desempenho negativo, a Acer anunciou um corte de 300 postos de trabalho em junho. A empresa absorveu o prejuízo dos produtos em estoque e passou a vendê-los abaixo do valor de mercado para manter o valor das ações.
A fabricante não espera fechar o ano com lucro devido à desaceleração da economia, afirmou o presidente do conselho da Acer, J.T. Wang. Para o terceiro trimestre, a fabricante projeta uma melhoria na receita, mas sem revelar o valor.
Wang havia anunciado em julho que a empresa registraria lucro neste ano. Em conferência com investidores, ele justificou que, na ocasião, estava mais confiante e otimista. "Mas as perdas do segundo trimestre são maiores do que as esperadas. Assim, sou obrigado a dizer que revertê-las até o fim do ano é impossível", lamentou. Com informações de agência internacionais.
- Balanço