O faturamento das agências que ultrapassou a marca de R$ 1,5 bilhão (sem considerar os investimentos em mídia) neste ano, ou seja, 55% a mais do que o registrado em 2010, de acordo com pesquisa realizada pela Abradi – Associação Brasileira das Agências Digitais. "É um crescimento surpreendente", afirma Cesar Paz, presidente da entidade.
O estudo foi realizado por meio de questionário on-line respondido por cerca de 400 agências de todo o país, incluindo empresas não filiadas à Abradi. "Conseguimos dobrar e qualificar ainda mais a base de respondentes, o que garantiu realizar uma análise mais profunda e real do setor", explica Diego Rydz, sócio-diretor da Setweb e diretor da entidade, responsável pelo projeto.
A pesquisa aponta a expansão no número de agências digitais de 2.518 no passado para 2.787 neste ano, um crescimento de mais de 10% ano sobre ano. Além disso, o levantamento aponta um aumento no número de empregos gerados. Ao todo, o setor emprega 25,5 mil pessoas, um crescimento de 9,81% em relação aos 23 mil de 2010.
Sobre os serviços mais executados pelas agências digitais existentes no país, a criação de websites continua sendo a principal atividade das empresas. Porém, houve um aumento significativo nos projetos focados em redes sociais e mobile marketing. Campanhas publicitárias, e-mail marketing e programação seguem a lista de atividades das empresas.
De acordo com Cesar Paz, os resultados revelados pelo 3º Censo das Agências Digitais apontam que o mercado de comunicação digital brasileiro movimenta cerca de R$ 5 bilhões, levando-se em consideração os dados divulgados pelo IAB Brasil que correspondem aos investimentos em display mídia e search marketing. "Na nossa visão, é impossível desconsiderar alguns serviços prestados pelas agências – planejamento, produção, conteúdo, entre outros – do que entendemos por comunicação digital", conclui ele.
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