Apesar de os PCs desktops e laptops ainda serem os equipamentos mais utilizados para a visualização de conteúdo online, as TVs, além dos tablets e smartphones, estão conquistando cada vez mais espaço como meios de acesso à internet. É o que aponta pesquisa feita pela NPD DisplaySearch com 14 mil consumidores em 13 países, incluindo o Brasil. O relatório indica que 18% dos entrevistados acessam conteúdo online diariamente por meio de seus televisores, sendo os filmes o tipo de entretenimento mais visualizado.
"Os consumidores escolhem cada vez mais a TV para acessar conteúdo online, particularmente após o aumento das opções de aparelhos que podem ser conectados à internet por meio um dispositivo periférico", observa Riddhi Patel, diretor de pesquisa da NPD Display Research. De fato, 25% dos consumidores entrevistados afirmaram assistir conteúdo online em sua TV várias vezes por semana.
Entre os consumidores que não veem conteúdos online pela televisão, 44% disseram que não têm interesse em ver o conteúdo em suas TVs, e cerca de 30% indicaram que simplesmente não possuem os dispositivos necessários para tal. Segundo a pesquisa, apenas um terço disse que estaria interessado em fazê-lo.
Apesar das TVs ganharem cada vez mais adeptos, a visualização de conteúdo online pelo aparelho continua abaixo dos 30% na maioria dos países. No Brasil, por exemplo, pouco menos de 20% dos usuários assistem a conteúdos da web em seus televisores. A preferência dos brasileiros está no uso de desktops (40%) e laptops (30%).
O levantamento ainda indica que o conteúdo online na TV é visto mais agressivamente na China, possivelmente devido ao interesse do consumidor em ver programas estrangeiros que podem não estar disponíveis nos canais tradicionais da TV.