O portal MercadoLivre anunciou hoje, 24, que mudou a tecnologia do site de forma que médios e grandes varejistas possam vender produtos aos mais de 73 milhões de usuários da plataforma de comércio eletrônico.
De acordo com Leandro Soares, diretor de marketplace do MercadoLivre no Brasil, desenvolvedores externos agora podem criar soluções de integração que viabilizam vendas no MercadoLivre de forma escalável.
"Antes, se um vendedor queria anunciar mil produtos em nosso marketplace teria de fazer manualmente cada anúncio", diz Soares.
Ele explica que o uso de interfaces de programação conhecidas como APIs (application program interface) possibilitará que varejistas usem softwares que replicam as ofertas do seu site no MercadoLivre em tempo real.
Entre as vantagens, ele destaca o aproveitamento do tráfego qualificado do marketplace e eliminação de duplicidade de trabalho em processos como controle de estoque, logística e atendimento, entre outros, uma vez que a empresa pode usar o seu sistema de gestão de vendas no back-office.
De olho em parcerias com médias e grandes empresas do e-commerce nacional, sejam elas lojas de nicho ou generalistas, o site informa que a loja Bebê Store já integrou seu sistema à plataforma e deverá, brevemente, oferecer 35 mil produtos no MercadoLivre e em seu próprio site, simultaneamente.