Pandemia leva a realidade virtual para além do mercado de games

0

A crise provocada pela pandemia da Covid-19 segue causando grandes perdas à economia brasileira. Muitas empresas, cuja atuação havia sido pensada para receber os clientes presencialmente, não conseguiram se adaptar para a nova realidade e tiveram que fechar as portas. De acordo com a Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 716 mil empreendimentos encerraram suas atividades durante a pandemia.

O coronavírus também mostrou que muitas empresas não haviam se planejado para o enfrentamento de crises. Um levantamento realizado pelo Grupo Daryus – que atua na gestão empresarial, estratégica e de riscos – indica que 43% não tinham um Plano de Continuidade de Negócios (PCN) ou Gestão de Crises (PGC). Dos empresários ouvidos, apenas 12% haviam estruturado estratégias de continuidade, mas nem os mais precavidos imaginaram um cenário de pandemia no momento da definição desses planos.

Os grandes diferenciais para a sobrevivência dos negócios foi a rápida adoção de medidas sanitárias e a implementação da inovação nas estratégias comerciais. A tecnologia tem sido fundamental para a manutenção das atividades econômicas e essa tendência deve se estender para o período pós-pandemia. O home office continuará sendo a realidade de muitas pessoas; feiras e grandes eventos aumentarão o alcance de público por meio de modelos híbridos; e consumidores poderão se utilizar da realidade aumentada para testar produtos sem sair de casa.

Uma das tecnologias que se firmaram durante as restrições de circulação, foi a Realidade Virtual (RV). Em linhas gerais, ela consiste na criação de ambientes digitais e permite ao usuário a interação com esses espaços por meio da utilização de óculos de RV. Já "figura carimbada" no mercado de games, a RV tem ganhado protagonismo em muitos outros setores.

Um exemplo é a utilização da RV para a realização de treinamentos para profissionais de diversos segmentos. Atualmente, muitos processos preparatórios práticos, que exigiam a presença do colaborador em uma fábrica, podem ser realizados à distância. Em alguns casos o funcionário precisava viajar para outros estados ou países e a realização virtual desse aprimoramento pode representar economia de recursos para as empresas.

Com o fechamento de fronteiras e restrição de circulação, viajar virtualmente foi uma opção para muitas pessoas e para a realização de excursão das escolas. Não tenho dúvidas de que, no turismo, a viagem real terá preferência no pós-pandemia. Mas o virtual pode ser uma forma de possibilitar o acesso de alunos às cidades importantes da história do Brasil, permitirá que eles visitem as antigas civilizações, os grandes impérios, nossa floresta Amazônica, os mares, entre tantos outros lugares e episódios da história mundial.

Na área da saúde, a realidade virtual ratificou seu potencial. Equipes médicas têm utilizado ambientes simulados para o planejamento de cirurgias complexas, o que permite que o procedimento seja realizado de forma mais ágil no paciente. No processo de formação de futuros médicos, a tecnologia permite simular o corpo humano, sem a necessidade de cadáveres reais em muitas situações.

O fato é que a virtualização de experiências cresceu muito durante a pandemia e acabamos conhecendo coisas que talvez não estariam no nosso radar, se não fosse no contexto atual de restrições de circulação. Para muitos casos, o real ainda será o melhor caminho e, para outros, o virtual. Com a retomada das atividades, essas soluções tendem a ficar mais maduras e a opção entre um modelo ou outro será uma escolha e não uma necessidade imposta por restrições.

Paulo Melo, psicólogo, com mestrado em psicologia cognitiva e doutorado em desenho industrial pela TU/e. Atualmente, ele é gerente sênior do Sidia, que trabalha com tecnologias emergentes para clientes globais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.