Mais de dois mil novos Agentes Locais de Inovação (ALI) se preparam para entrar no mercado

0

Os novos Agentes Locais de Inovação (ALI) preparam-se para iniciar suas atividades em 22 estados do Brasil como bolsistas de Extensão Tecnológica (BET) e Inovação Territorial (BIT). Neste primeiro momento, 2.162 serão capacitados pelo Sebrae como facilitadores da promoção da inovação junto às micro e pequenas empresas, pequenas propriedades rurais, escolas e ecossistemas em diferentes áreas, como Transformação Digital, Educação Empreendedora, Ecossistemas de inovação, Indicação Geográfica, Produtividade e Inovação Rural. O início das atividades de campo está previsto para 8 de setembro. No início do ano que vem, teremos novos 100 Agentes selecionados para atuar em outros cinco estados (AC, AL, DF, MT e RO).

O Projeto ALI integra a Política de Inovação do Sistema Sebrae, que tem como objeto a promoção da inovação para o desenvolvimento sustentável do país, por meio do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (MLCTI). De acordo com o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, os novos ALI terão um papel fundamental para o desenvolvimento sustentável e a retomada econômica do país. "Um Brasil mais inovador e competitivo passa pela promoção da inovação dos pequenos negócios brasileiros e os ALI serão responsáveis por essa revolução ao chegar aos lugares e territórios mais distantes do país", avalia.

Em movimento de expansão

Com uma metodologia reconhecida, a atuação dos Agentes Locais de Inovação (ALI) segue em crescimento para atender à demanda dos pequenos negócios do país. Em 2020, o ALI foi integrado ao Programa Brasil Mais, iniciativa do governo federal sob coordenação do Ministério da Economia. Além do Sebrae, a parceria inclui ainda o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Após alcançar resultados expressivos na primeira fase – com 93 mil micros e pequenas empresas atendidas nos últimos dois anos e impactos positivos na produtividade dos negócios mesmo diante da crise da pandemia da Covid 19 –, o programa Brasil Mais anunciou novas modalidades de atendimento, sendo uma delas a de Transformação Digital, sob execução do Sebrae, com a atuação dos novos ALI.

O objetivo é aumentar o nível de digitalização de pequenos negócios da indústria, comércio e serviços de todo o país, por meio da adoção ferramentas plug-and-play, de baixo custo e rápida implementação. Os donos de pequenos negócios interessados podem se inscrever gratuitamente no endereço eletrônico.

Melles considera que os números e resultados acumulados pelo Brasil Mais até o momento são animadores. "Para ter uma ideia, um pequeno negócio que participou do programa em 2021 teve um aumento de 24,4% da sua produtividade e 11,4% no seu faturamento. Para cada R$ 1 investido, estima-se um retorno em impostos de R$ 2 em um ano, comprovando o acerto, a importância e a relevância estratégica da atuação dos Agentes Locais de Inovação", frisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.