A solução WebIntegrator, desenvolvida pela ITX Tecnologia da Informação, já está disponível gratuitamente no Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br). A sua disponibilização ocorreu durante o encerramento do Seminário Linux Park, realizado em Brasília na terça-feira, 23, e foi assinada pelo secretário adjunto de Logística e Tecnologia da Informação, Rodrigo Assumpção, e pelo diretor da IXT Tecnologia da Informação, Ricardo Masstalerz.
Segundo Masstalerz, o WebIntegrator é um ambiente de alta produtividade para o desenvolvimento de aplicações web em plataforma Java, que cria para os desenvolvedores de software facilidades de uso e acelera o seu aprendizado técnico. Ele acrescentou que a linguagem Java é bastante complexa e exige cerca de um ano e meio para que um desenvolvedor consiga dominá-la completamente.
"Essa solução reduz a curva de aprendizado técnico para duas semanas", salientou o diretor da IXT. O Java adota padrões abertos e é uma das principais linguagens adotadas no desenvolvimento de sistemas no mundo.
Para Masstalerz, a disponibilização da solução no Portal do Software Público é a forma mais rápida e eficiente para a criação de uma comunidade de compartilhamento de forma que todos possam usufruir de suas funcionalidades além de colaborar para sua evolução.
Na ocasião, o secretário adjunto da SLTI destacou a relevância do Portal do Software Público para o software livre no Brasil e lembrou que a instrução normativa n° 4 determina que os órgãos do governo federal devem verificar antes de realizar uma contratação se as soluções que pretendem contratar não estão disponíveis no site ou se há similares utilizados em outros órgãos do governo.