TQTVD quer tornar seu sistema padrão da TV digital

0

A TQTVD, empresa resultante da joint venture entre a Totvs e a Quality, criou um middleware voltado para a interatividade de TV digital, o AstroTV. A empresa enxerga uma grande oportunidade de mercado para o produto já em 2009, pois tem a expectativa de que todos os conversores digitais (set-top boxes) sejam produzidos com sistemas de interatividade.

Por esse motivo, a TQTVD espera que o Fórum de TV Digital opte por colocar no mercado a especificação do Ginga 1.0, apenas com a parte da linguagem NCL-LUA funcionando, projetada para estender aplicações.

"O mercado será muito promissor, porque o grande alavancador da TV digital para o mercado de software será a interatividade. Com nossa solução podemos obter boas receitas", acredita Izaias da Silva Jr., diretor de vendas e alianças da TQTVD. A empresa vislumbra obter grande participação no mercado de middleware com o Astro TV. Para isso, firmou parcerias com grandes fabricantes, como a Intel, e quer tornar a solução capaz de ser embarcada em todos os modelos de conversores.

Outra estratégia da empresa será criar uma rede com desenvolvedores. Já batizada de AstroDevNet, por meio da rede a TQTVD pretende "educar" as empresas sobre seu produto, além de oferecer treinamento para os desenvolvedores. A idéia é atraí-los para que criem diversas aplicações compatíveis com seu middleware e gerar grande demanda para o produto.

"Como esses desenvolvedores utilizaram nosso middleware, a tendência é que o indiquem como a principal solução e nós ficaremos mais fortes no mercado. Nossa expectativa é muito otimista", finalizou o executivo.

De fato, uma dose enorme de otimismo, pois, no caso o fórum não opte por liberar a criação de um middleware baseado apenas na plataforma NCL-LUA, a TQTVD terá de esperar a especificação do Ginga Java, da Sun Microsystems, e desenvolver um novo middleware. "Teremos que fazer uma grande mudança no nosso software, o que demandará tempo", reconheceu David Britto, diretor técnico da TQTVD.

Além da TQTVD, a Mopa Embedded Systems também desenvolve middleware para interatividade aqui no Brasil e é outra interessada na liberação do Ginga 1.0 para gerar receitas com seu produto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.