"Declaração de Lima" visa consolidar sistema nipo-brasileiro de TV digital

0

Uma reunião entre ministros de estado de cinco países definiu estratégias comuns e estabeleceu os próximos passos para a ampliação do sistema de TV digital nipo-brasileiro. Pela primeira vez, os ministros Hélio Costa (Brasil), Enrique Cornejo (Peru), Lizandro Sallas (Argentina), René Cortázar (Chile) e Kazuhiro Haraguti (Japão), se reúnem para tratar da implantação da TV digital por meio de uma cooperação ampla dos técnicos dos países sul-americanos.
O encontro ocorreu em Lima, no Peru, e reuniu ainda autoridades, radiodifusores, empresários e especialistas de diversos países da América do Sul para tratar de estratégias comuns para o desenvolvimento do ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial), como é chamado o padrão de TV digital nipo-brasileiro. No encontro, os representantes dos países da região criaram o Fórum Internacional ISDB-T.
Documento assinado por ministros das comunicações dos cinco países que adotaram o padrão de TV digital nipo-brasileiro – Japão, Brasil, Peru, Argentina e Chile – destaca o compromisso para o desenvolvimento conjunto do ISDB-T e prevê marcos normativos comuns. Eles também querem ampliar o número de adesões ao sistema, estendendo convites aos vizinhos para que se juntem ao padrão de TV digital aberta
Na "Declaração de Lima", os cinco ministros ressaltaram que o sistema de televisão digital ISDB-T "representa um poderoso sistema de modernidade, democratização e integração regional" e reiteram o convite para que "outros países da região se incorporem à decisão e aproveitem os benefícios e potencialidades que oferece o sistema ISDB-T". Representantes dos governos de Venezuela e Equador, além da Colômbia, compareceram à abertura do evento.
O governo brasileiro avalia que o ISDB-T será um instrumento de aproximação entre os países, permitindo cooperação para o desenvolvimento de tecnologias e promovendo maior aproximação cultural dos povos. O Brasil se comprometeu a oferecer a tecnologia desenvolvida no país por especialistas em TV digital para os vizinhos.
A expectativa é que as primeiras transmissões digitais nos outros três países comecem em caráter definitivo já no próximo ano. Hélio Costa avalia que o preço dos equipamentos deve cair substancialmente por conta da adoção de um modelo comum de TV digital. "Isso é natural dada à produção em maior escala."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.