O CEO da Intel, Paul Otellini, anunciou que a empresa vai lançar um framework para dispositivos equipados com o Atom, seu chip de baixo custo e consumo de energia, na loja de aplicativos para o iPhone, da Apple. De acordo com o Financial Times, o anúncio da fabricante de chips visa estimular a adoção de produtos equipados com seu microprocessador.
Segundo Otellini, fabricantes de PCs como Acer, Asus e Dell, que também estão preparando aplicações próprias para a loja da Apple, também baseados no Atom, já declararam apoio à iniciativa da empresa.
O novo sistema da Intel permite que as pessoas personalizem seus iPhones. Otellini acredita que esse conceito se expandirá para os netbooks e futuramente para os notebooks e desktops.
A Intel desenvolverá ferramentas para o sistema operacional Windows Mobile e para o Moblin, baseado em Linux. Ainda segundo Otellini, o sucesso da loja de aplicativos da Apple mostra uma drástica mudança na forma como os software serão vendidos. "Antes eles eram vendidos em pacotes, agora passarão a ser pela internet, na forma de 'aplicações virais'". executivo, antes eles eram vendidos em pacotes, agora passarão a ser pela internet, na forma de "aplicações virais".
- Framework do Atom