A internet é uma ferramenta eficiente de vendas para 70% das empresas brasileiras, representando cerca de 6% do faturamento total, de acordo com estudo da consultoria Deloitte. Ainda segundo o levantamento, o celular foi apontado por 22% das companhias como principal meio de promoção de negócios.
A consultoria diz os consumidores estão sempre buscando meios com mais conectividade e mobilidade para fazer suas compras, e as empresas estão tendo que atender a essa demanda.
Das 109 empresas consultadas, o estudo indica que 40% delas acreditam que os consumidores usam a internet como ferramenta para obter informações mais detalhadas sobre seus produtos, enquanto 50% realizam pesquisas on-line para obter melhores condições de compra. O dado que chama atenção é que apenas 2% realiza pedidos por impulso.
O relatório revela ainda que, na maioria das vezes que os consumidores buscam informações sobre produtos, eles finalizam as compras em lojas físicas e não nos sites. Patrícia Sousa, gerente da área de varejo e bens de consumo da Deloitte, ressalta que esse movimento é resultado da intensa adoção de meios virtuais pelos consumidores, mas que não vem tendo um acompanhamento por parte das empresas.
- Comércio eletrônico