O conceito de Edge Computing na maioria das vezes se refere à infraestrutura de intermediação e serviços críticos entre data centers e terminais inteligentes. Dispositivos corporativos e de consumo em proliferação se beneficiam de um mundo de tecnologia transformado digitalmente por meio de recursos de ponta. Independentemente da definição de borda, os pilares de computação, armazenamento e rede envolvem a criação, análise e gerenciamento de dados fora do núcleo. De acordo com o novo Worldwide Edge Spending Guide da International Data Corporation (IDC), o mercado mundial de Edge Computing alcançará US$ 250,6 bilhões em 2024, com uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 12,5% no período de previsão de 2019-2024.
"Os produtos e serviços da Edge estão impulsionando a próxima onda de transformação digital", disse Dave McCarthy, diretor de pesquisas da Edge Strategies da IDC. "Com a capacidade de colocar infraestrutura e aplicativos próximos de onde os dados são gerados e consumidos, organizações de todos os tipos estão buscando a tecnologia de ponta como um método para melhorar a agilidade dos negócios e criar novas experiências para o cliente."
A estabilidade das empresas que estão presentes e investem em computação de ponta continua a crescer e inclui cada vez mais um conjunto diversificado de concorrentes. Eentre as empresas do mercado de hyperscale estão Amazon Web Services (AWS), Equinix, Google, IBM, Microsoft, Oracle e Switch, entre outras. Os fornecedores de infraestrutura física incluem empresas como AMD, Dell Technologies, Ericsson, HPE e Intel. Enquanto isso, empresas de serviços como AT&T, Lumen e Verizon oferecem recursos de rede essenciais para conectar os milhares de datacenters de ponta planejados e implantados.
A IDC espera que os gastos com ponta se concentrem nos EUA e na Europa Ocidental nos próximos anos. Em 2020, a participação dos gastos regionais globais para as Américas, EMEA e Ásia / Pacífico será de 45,0%, 27,9% e 27,2%, respectivamente. Do ponto de vista da indústria, 11 dos 19 segmentos padrão da indústria fornecerão 5% ou mais do total de gastos mundiais em 2020. As duas principais indústrias para gastos de ponta ao longo da previsão são manufatura discreta e serviços profissionais, enquanto o varejo ultrapassará a manufatura de processo para se tornar a terceira maior indústria no final da previsão. Os serviços profissionais também verão o crescimento mais rápido em gastos de ponta, com um CAGR de cinco anos de 15,4%.
Do ponto de vista da tecnologia, os serviços (incluindo serviços profissionais e provisionados) serão responsáveis ??por 46,2% de todos os gastos de ponta em 2024. Hardware segue como a segunda maior categoria de tecnologia, com 32,2% de participação nos gastos, enquanto os 21,6% restantes irão para a ponta relacionado ao software.
"Embora nenhum mercado de tecnologia tenha sido poupado do impacto econômico do COVID-19, os fornecedores do mercado de ponta estão preparados para experimentar um crescimento sustentado ao longo da previsão de investimentos em empresas e provedores de serviços", disse Marcus Torchia, diretor de pesquisa do grupo Customer Insights & Analysis da IDC .
O IDC Worldwide Edge Spending Guide quantifica o mercado de computação de ponta, prevendo os gastos do usuário final em 17 mercados de tecnologia, seis domínios de tecnologia, 19 setores e nove geografias.