A PMovil, desenvolvedora e agregadora de conteúdo para telefonia celular, projeta obter uma receita de US$ 14 milhões este ano. Para 2006, a previsão é aumentar para US$ 18 milhões o faturamento anual. Cerca de 70% da receita provém da venda de ringtones.
A empresa, que é dona da marca Toing, está presente em 10 países e 35 operadoras na América Latina e Europa. Para o ano que vem pretende consolidar sua operação nos mercados onde já está presente e talvez entrar em Portugal.
Neste mês de outubro o volume de downloads de ringtones com a marca Toing deve girar em torno de 4 milhões. Em dezembro, a expectativa é vender 4,5 milhões de toques de celulares. A empresa confirma que o Brasil é seu principal mercado, mas não revela números específicos de sua operação no País.
Marketing
O que mais chama a atenção na operação da PMovil é seu esforço de marketing de massa, para consolidar a marca Toing junto ao seu público alvo: adolescentes e pré-adolescentes.
A empresa é a única da área de SVA no Brasil a pôr comerciais na TV. O foco são canais jovens, como MTV e Disney Channel, além de programas como Malhação, da Rede Globo.
A marca Toing também tem sido divulgada em rádios e através de ações nas ruas, como blitzes em festas e shows. Seu investimento em marketing no Brasil este ano será entre R$ 3 e R$ 4 milhões.
Artistas
Para 2006, a PMovil pretende trazer para o Brasil uma iniciativa de marketing que tem dado bons frutos em sua operação na Argentina: a assinatura de contratos de exclusividade com artistas locais.
Bandas de rock latinas como Babasonicos e Miranda só disponibilizam ringtones sob a marca Toing. ?Queremos fechar contratos semelhantes no Brasil em 2006 e ter presença física nos shows. A Toing quer estar cada vez mais próxima de sua matéria prima: a música?, afirmou o presidente da PMovil, Fabian de la Rúa.