A Repom, empresa especializada em ferramentas para gestão da contratação de fretes e vale-pedágio, acaba de investir R$ 1,3 milhão na atualização de seu parque de servidores para fazer frente ao aumento no volume de transações nos últimos meses. Com a assessoria da DBACorp, a equipe de infra-estrutura da companhia realizou um estudo que avaliou a demanda relativa à capacidade de processamento e gerenciamento de banco de dados, já considerando o crescimento previsto para médio prazo.
?Desenhamos uma solução que permitiu quadruplicar nossa capacidade?, explica o diretor de TI da Repom, Rubens Naves. O projeto envolveu a implantação de máquinas com arquitetura 64 bits e storage redundante com capacidade de armazenamento de até 5 terabytes, ambos da HP. ?Essa topologia de implementação levou em conta nossa necessidade de altíssima disponibilidade, pois já não possuíamos nenhuma janela de manutenção e não podemos admitir falhas de sistemas.?
Para as máquinas que funcionam como servidores de aplicação, integração de sistemas e firewalls, a Repom optou por aquelas de menor porte, funcionando em balanceamento de carga, o que garante redundância total e possibilidade de crescimento de acordo com a demanda, ou seja, outros equipamentos podem ser adicionados para que a capacidade seja ampliada.
Toda a plataforma de serviços da Repom está baseada no Microsoft.Net. Além disso, durante as mudanças, também foi realizada a atualização do gerenciador de banco de dados para o SQL Server 2005 Enterprise Edition 64 bits e dos sistemas operacionais para a versão Windows 2003 Server 64 bits.
?Hoje temos um ambiente totalmente estabilizado, com níveis de performance e disponibilidade altíssimos. Já crescemos 130% desde o início dos estudos, resultando num volume de transações da ordem de R$ 120 milhões por mês e 80 mil viagens gerenciadas?, completa Naves.
Até o fim do ano, a empresa prevê a implementação de um site backup para redundância em casos de catástrofe no site principal.