A Microsoft foi a vencedora da disputa com o Google e o Yahoo! para a compra de uma participação minoritária no Facebook, um dos mais populares sites de relacionamento do Estados Unidos, com 48 milhões de usuários. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (24/10) pela Facebook, depois de várias semanas de duras negociações para ver quem ficava com um pedaço do site que mais cresce na internet e cujo valor de mercado hoje está avaliado em US$ 15 bilhões.
A Microsoft vai desembolsar US$ 240 milhões por uma mísera participação de 1,6% no Facebook ? cujo faturamento para este ano é estimado em US$ 150 milhões ?, mas conforme os termos do acordo ela será a única plataforma de publicidade do Facebook em todo o mundo, segundo o The Wall Street Journal.
Em agosto do ano passado, o Facebook já havia escolhido a Microsoft como sua fornecedora exclusiva de publicidade online nos EUA, acordo que mais tarde foi estendido para até 2011. A mudança com a compra da participação é que agora ela vai poder vender publicidade online no mercado internacional.
O interesse da Microsoft na parceria com o Facebook tem como estratégia aproveitar o boom por que passa a publicidade online em todo o mundo e fincar suas estacas num segmento de mercado no qual ela ainda não conseguiu ter uma participação expressiva.
O elevado valor pago para o Facebook, embora seja visto por uma parte dos analistas como uma reminiscência da bolha da internet que estourou no ano 2000, é avaliado por outros com um sinal de exuberância das redes sociais com grande quantidade de usuários, que, mesmo ainda sem obter grandes somas de receita, estão começando a encontrar formas de rentabilizar os seus negócios. É esperar para conferir.