O público jovem quer deter o controle de todo o seu conteúdo multimídia e, além do envolvimento com as novas tecnologias, tem grande capacidade de interferir nos hábitos de seus pais em relação a o consumo destes tipos de serviços e equipamentos. A constatação é de um estudo recente realizado pela Motorola.
O levantamento verificou ainda que 83% dos entrevistados afirmaram exercer grande influência sobre os serviços de banda larga contratados por seus pais, enquanto no caso de TV por assinatura o resultado foi de 84%.
"A tecnologia é a essência dessa geração. Os jovens do novo milênio sentem que seu estilo de vida mudaria drasticamente se não tivessem acesso à internet. É por isso que a influência que eles têm sobre a tecnologia adquirida em suas casas não surpreende", afirmou Joe Cozzolino, vice-presidente e gerente-geral da divisão de Home & Networks Mobility da Motorola para Europa, Oriente Médio e África.
O estudo revelou ainda que a TV continua a ser um dos meios de entretenimento mais utilizados, mas o que está mudando é o local e a maneira como os jovens assistem a programação. Dois terços, ou seja, 66% dos jovens gostariam de poder pausar a programação em um cômodo da residência e continuar assistindo em outro. Além disso, um em cada três entrevistados (32%) prefere assistir à programação no PC e não em aparelhos de TV.
A mobilidade também foi apontada como preponderante e boa parte dos entrevistados tem interesse em poder levar os conteúdos enquanto se desloca de um lugar para outro, mas o sucesso real do entretenimento móvel está na entrega mais rápida de conteúdo. Deste total, 81% querem transportar os programas de TV do decodificador residencial até um dispositivo móvel, o que aponta para um grande interesse pela mobilidade multimídia. Outros 62% estão interessados em assistir a versões móveis de 15 minutos dos programas de TV, enquanto 61% se mostraram interessados na possibilidade de ver edições de três minutos de seus programas favoritos.
"Entender como esse grupo deseja se relacionar com o conteúdo é fundamental para desenvolver experiências intuitivas que lhes permitam interagir da maneira como gostam", diz Cozzolino. "Para continuar liderando o mercado multimídia, os provedores de tecnologia e os desenvolvedores de conteúdo devem estar sempre atualizados sobre o comportamento da geração do novo milênio. Pois são os interesses, paixões e desejos da geração atual que darão forma ao panorama do futuro", completou.