A Telmex Internacional ainda não sentiu os reflexos da crise financeira mundial. Pelo menos, esse é o discurso oficial. Nos resultados financeiros dos primeiros nove meses do ano, a empresa elevou seus planos para o investimento (Capex): US$ 1,45 bilhão até o fim do ano. "É mais do que pretendíamos", disse o conselheiro e diretor geral da empresa, Oscar Von Hauske Solís. Segundo ele, o número de usuários ultrapassou o esperado, o que exige mais investimentos.
Além disto, o volume de homes passed terá um acréscimo de mais 2 milhões de unidades até dezembro, em países diferentes. Serão um milhão na Colômbia e um milhão no Chile, Peru e Equador. Para isto, a empresa terá que investir em transporte, serviço e acesso, e decidiu antecipar algumas estratégias.
"Estamos indo do transporte TDM para IP. Estamos acelerando isto no Brasil e na Colômbia, porque acreditamos que o custo por megabit/gigabit no ambiente de internet é mais barato que em TDM. Por isto precisamos deste Capex este ano", explicou Solís. O executivo participou de conferência sobre os resultados da empresa para analistas de investimentos nesta sexta-feira, 24. Sobre o Capex para 2009, Solís disse que o orçamento ainda está sendo elaborado.
A empresa considera que, particularmente no Brasil, há um ambiente de crescimento nos negócios corporativos e de internet que abre novas oportunidades e desperta o interesse por investimentos adicionais para atender a esses segmentos. No terceiro trimestre deste ano, a receita de longa distância passou a representar 50% das receitas totais da Telmex Internacional em comparação com os 70% por ocasião da aquisição da Embratel. As estratégias comerciais estariam levando aos resultados pretendidos.
O executivo destacou também que o número de linhas cresceu 40% e o acesso local, mais de 61%, comparado com o terceiro trimestre de 2007. O Net Fone – serviço de voz oferecido pela Net, que pertence ao mesmo grupo – já reúne 1,5 milhão de clientes. Com isto, os dirigentes da Telmex consideram que há "oportunidades muito atraentes para explandir o triple play no Brasil." Como base para o serviço a rede brasileira tem aproximadamente 9,5 milhões de homes passed e é quase 74% bidirecional. Além disto, a receita de serviço local aumentou 34% ano sobre ano.
Na consolidação dos resultados, os dirigentes disseram que foi investido o equivalente a US$ 1,3 bilhão nos nove primeiros meses do ano, sendo 58% no Brasil, 18% na Colômbia e 24% nos demais países.
A receita consolidada no terceiro trimestre foi de US$ 1,79 bilhão e nos nove meses, US$ 5,17 bilhões, 25,7% maior que em dezembro de 2007. A receita cresceu 14,7% no Brasil, 85,4% na Colômbia, 26,9% na Argentina, 46,8% no Chile e 27,6% no Peru.