A TIM encerrou 2007 como líder de serviços móveis no mercado corporativo. Em segundo lugar, veio a Vivo, enquanto a Claro, que liderava esse segmento em 2005, ficou apenas com o terceiro lugar, segundo a pesquisa "Panorama da Mobilidade Corporativa no Brasil – Cenário 2007", realizada pela Associação Brasileira de e-business, entidade ligada à Federação Brasileira de Desenvolvimento Corporativo (Febracorp).
Em relação aos serviços de voz, a participação da TIM saltou de 28,2%, em 2006, para 34,5%, no ano passado, mantendo a liderança do mercado. Enquanto isso, na mesma comparação, a Vivo apresentou aumento de participação, que passou de 21,5% para 23%, e assumiu a segunda colocação na disputa, ultrapassando a Claro.
Por sua vez a Claro, controlada pela América Móvil, do megaempresário mexicano Carlos Slim, foi o destaque negativo e perdeu 3,3% de market share. Assim, a penetração dos serviços de voz da operadora no mercado corporativo caiu para 20,9%, ante 24,2% um ano antes.
No que diz respeito ao segmento de dados nenhuma das três ganhou mercado, devido a maior concorrência e ao crescimento de players como a GVT. Nesse ranking, a TIM manteve a liderança, mas viu sua participação cair de 33%, em 2006, para 32,5% no ano passado. Já a Claro, mais uma vez teve uma queda acentuada de 3,2%, com seu market share ficando em 20,3% no ano passado, ante 23,5% em 2006.
A Vivo manteve seu mercado estável, respondendo por 25,2% do total, mas como já havia incorporado a Telemig, que na pesquisa aparece com 4,1% de participação na prestação de serviços de dados para o mercado corporativo, a operadora soma participação de 29,2% neste segmento.
"Com a entrada da Oi em São Paulo, a expectativa é que a mesma ganhe parte da participação das demais", explica o diretor de projetos e operações da Associação Brasileira de e-business, Henrique Gasperoni.
A análise englobou 112 organizações, sendo 63% pertencentes ao setor industrial.