Pequenos e médios livreiros são o público-alvo de novo projeto anunciado hoje, 24, pelo Copia, plataforma de distribuição e comercialização de conteúdos digitais que adota modelo de parcerias com empresas locais.
Batiizado de "Solução Copia para Livrarias Independentes", o projeto permite a estreia rápida desses negócios no mercado virtual, para venda de livros físicos ou digitais.
Para fazer uso da solução, a livraria precisa assinar um contrato de pelo menos três anos, a um custo anual básico de manutenção que varia de acordo com o pacote escolhido.
Segundo o Copia, esse custo não chega a 10% do valor de desenvolvimento de um bom site de e-commerce. Os livreiros também pagam uma porcentagem do preço líquido por cada venda efetuada.
A expectativa da empresa é repetir a experiência da Austrália, onde o projeto já beneficiou cerca de 300 livrarias em oito meses de parceria firmada com a associação de liveiros daquele país. O Brasil é o segundo país a receber a solução
Marcelo Gioia, diretor-executivo do Copia no Brasil, explica que a oferta inclui criação de site com a logomarca e cores da livraria. O endereço é integrado com a tecnologia de venda, leitura e rede social do Copia, sob o selo "powered by Copia".
A empresa informa que o site do parceiro entra no ar com o catálogo completo de e-books nacionais e todos os títulos internacionais para os quais o Copia tem permissão de venda fora de seu país de origem.
"São cerca de 600 mil títulos de e-books, em português, inglês e espanhol, disponíveis para nossos parceiros", informa o diretor.
Além de hospedar o site, o Copia disponibiliza suporte técnico permanente aos parceiros e auxilia no desenvolvimento de ações de merchandising e promoções.
A empresa Copia pertence ao grupo norte-americano DMC. Sua plataforma de e-Books inclui loja de e-commerce, biblioteca na nuvem, comunidades, redes sociais e aplicativos eReaders para PCs, Macs, tablets e smartphones, entre outros recursos.