A SAP encerrou o terceiro trimestre com lucro líquido de 618 milhões de euros, uma queda de 51% em relação aos 1,251 bilhão de euros computados no mesmo período do ano passado. A receita da companhia totalizou 3,9 bilhões de euros, 16% a mais que os 3,4 bilhões de euros apurados no terceiro trimestre de 2011.
Na quebra da receita total, a relacionada com a venda de software e serviços relacionados a software totalizou 1,026 bilhão de euros, o que representa um aumento de 17% em relação ao mesmo trimestre de 2011. Já a receita com serviços de suporte totalizou 2,1 bilhões de euros, 16% superior ao alcançado um antes.
Com isso, a alemã elevou a previsão de alta na receita com software para o fim do ano, antes entre 10% e 12%, agora na margem de 10,5% a 12,5%. A meta leva em consideração a compra da Ariba, anunciada em maio e concluída em agosto, que até então não tinha sua performance integralmente computada nos resultados financeiros dempresa.
Foco em Software
Com o balanço, a SAP reforçou o posicionamento na venda de software em todo o mundo. No Brasil, a receita do segmento cresceu 60% comparada ao mesmo período de 2011. Com isso, a subsidiária brasileira passa a ser a quarta maior no mundo nessa área. Já a receita total da companhia no país cresceu 37% no trimestre.
Outro destaque ficou por conta da área de soluções e inovação, a qual representa 78% do faturamento total da empresa no país, e que gerou receita de software 89% superior ao mesmo trimestre de 2011. “Nossa estratégia está focada em expandir o portfólio de soluções de nuvem, mobilidade, inteligência analítica e de banco de dados alinhada à estratégia da SAP em dobrar de tamanho até 2015”, comentou o vice-presidente da área de soluções e inovação da SAP para o Brasil, Leandro Baran.
A estratégia para pequenas e médias empresas também continua gerando resultados expressivos. na visão do executivo, e representa um pilar estratégico regional. No terceiro trimestre, a receita de software para as PMEs foi 69% superior ao mesmo período de 2011. Além disso, as vendas indiretas, por meio de canais, cresceram 54% no país. Já a receita proveniente de vendas para grandes empresas cresceu 58% no período.
Atualizada às 11h44 de 25 de outubro de 2012