Falta de dados, discussão sobre o tema no ecossistema e potencial de impacto no crescimento das empresas através da marca. A Allídem se baseou nesses três pilares para realizar a primeira pesquisa sobre posicionamento e construção de marca com líderes e empreendedores da Nova Economia. Como resultado, a percepção, desafios e respostas sobre o tema Branding foram apresentadas. Um assunto que envolve métodos complexos para se embasar, aprofundar e comunicar o que as marcas e suas empresas têm de único, seu DNA.
O estudo apresenta um conceito de iceberg, e explica que para se construir uma marca é necessário entender a diferença da base e ponta do iceberg. A base é composta pela inquietude e princípios, posicionamento e outros valores que compõem a essência de cada empreendimento, a base do que se vê. Por consequência, a ponta do iceberg comunica o universo visual e verbal, o que de fato se vê, deixando por último, na ponta extrema, o logotipo da empresa.
"Esta pesquisa mostra que existe um grande reconhecimento sobre a importância do Branding (99% da amostra considera importante e muito importante para suas empresas) o que é riquíssimo, mas ainda contratam logomarca, em primeiro lugar (a principal demanda de Branding respondida por 74% da amostra), a ponta do iceberg", afirma Stéfano Frontini, sócio da Allídem.
Com mais de 15 anos de experiência em consultoria de marcas e trabalhando com alguns dos maiores projetos de inovação no Brasil, além de projetos na América Latina e Europa, a Allídem, empresa especializada em Branding para tecnologia, entrevistou 335 líderes de startups e de empresas desse ecossistema, com o apoio de 14 entidades de peso como: a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), AB Fintechs, Snaq, Startups.com, KPTL entre outras. "Ao trabalhar com nossos clientes, que já nascem inseridos no digital, eles nos fazem muitas das perguntas cujo conteúdo apresentamos no relatório. O que é preciso para se tornar uma marca consistente? Como as marcas podem fazer a diferença na realidade da chamada Nova Economia? Por isso, decidimos liderar esta pesquisa, valorizar o tema para obter insights verdadeiros sobre os desafios e oportunidades enfrentados pelos líderes da nova economia na construção de suas marcas", afirma Frontini.
A pesquisa, pioneira no setor e no mercado, teve como objetivo conectar o Branding com sua essência e levantar perguntas em torno de quatro pilares para que os respondentes apontassem um nível de importância às referências apresentadas. Desde o Branding, como construção e gestão de marca; cultura da empresa, marketing e vendas, e investimentos e demandas.
"O objetivo deste conteúdo profundo é ampliar a visão e o conhecimento, gerando ideias que possam ser traduzidas em ações práticas para todos, pois afinal, todos nós gerenciamos ou representamos uma marca. Assim, podemos elevar as discussões sobre a importância do posicionamento e construção para que ela seja vista como uma vantagem competitiva de crescimento para as empresas", explica.
A pesquisa demonstrou que 97% reconhecem que uma boa gestão estratégica para construção de marca empregadora é fundamental para promover engajamento e atrair talentos e, ainda, 95% reconhecem que vendas são diretamente impactadas pela mensagem e valor da marca.
Mas apesar desse resultado, a fundadora especialista da Allídem, Nathalia Frontini, relata que "ainda há uma barreira no mercado, porque para entender o DNA de uma marca toma tempo, o investimento é elevado, principalmente para empresas em estágios iniciais; porém, como visto na pesquisa, este é o investimento que trará soluções para muitos problemas que as empresas enfrentam, principalmente em cultura, marketing e vendas", conclui.
De acordo com a pesquisa, 70% da amostra reconhece que é fundamental a criação de um ambiente cujos valores estejam alinhados com a imagem da marca, além da atração de talentos em sintonia com a cultura e objetivos da marca. 96% reconhecem o Branding como 'mais que importante' para o funil de vendas de suas empresas e o posicionamento 'muito relevante' no momento de aquisição e recomendação.
"Uma estratégia de Branding passa pelo autoconhecimento da empresa e sua marca, a base desse iceberg. Somente fazendo as perguntas corretas podemos comunicar seu posicionamento e proposta de valor para uma estratégia de marca que apresenta toda sua essência", afirma.
"Marcas líderes formam conexões emocionais profundas porque representam algo com o qual as pessoas se importam. Quando falamos de marcas,estamos falando sobre o que essas empresas representam, em sua essência mais profunda, através de valores" adiciona Natalia Frontini, acrescentando: "o que aprendemos ao realizar esta pesquisa é que, para impulsionar o crescimento, a marca não pode ser apenas uma camada no topo do iceberg. Em vez disso, ela deve ter uma base de apoio sólida em tudo que envolve o negócio e o time todo precisa ter muita clareza sobre a visão estratégica da marca para que se fortaleça no mercado, através da consistência da entrega e da repetição na comunicação", adiciona.
Atualmente a Allídem desenvolve projetos focados em startups e tecnologia, principal nicho atendido pela empresa, mas outros mercados estão na mira. "O crescimento deste setor só reforça como cada vez mais novos negócios vão surgir e precisarão se diferenciar para se destacar. Gerar valor e deixar nossa marca no mundo é muito mais do que criar uma empresa e ter lucro, é criar uma cultura de marca com um propósito, que será valorizada e lembrada por funcionários e clientes", finaliza a fundadora da empresa.