Todo dia é Black Friday

0

Convido você a fazer uma pesquisa simples em sites voltados a direitos do consumidor para entender um pouco sobre a reputação do seu canal de e-commerce e a de seus concorrentes. É espantoso o volume de reclamações por erro nas finalizações de compras, entregas não realizadas, cobranças, entre outros problemas que envolvem as equipes de TI. E é por isso que repito constantemente às equipes da Orange Testing de que todo dia é Black Friday e o nosso trabalho é detectar os problemas antes que eles realmente aconteçam. 

Não adianta nada contratar um batalhão de QAs para dar conta de apenas um dia atípico em volumes, pois os erros vão acontecer e a expectativa do cliente é que nada atrapalhe as suas compras. Aliás, se o erro acontece antes da tal da Black Friday, por exemplo, ele nem vai cogitar em fazer compras no e-commerce em que amargou uma péssima experiência.  

Vou dar um exemplo aqui com números para mostrar como a tática de remediar com o time em campo não resolve. Na última edição da Black Friday, em 2021, segundo levantamento do Reclame AQUI, cerca de cinco horas antes de acabar a sexta-feira de ofertas, o site de reclamações já tinha registrado 19% mais queixas do que o total da edição anterior. Entre os principais problemas citados pelos consumidores estavam: atraso na entrega (18,92%), estorno do valor pago (8,69%), finalização da compra (6,51%) e produto errado (5,5%). 

Por quê? Porque cresce a demanda por escalabilidade em uma velocidade maior do que as aplicações. É nesse ponto que entra o trabalho da Orange Testing. Você não precisa investir na instalação de mais um software. O que você precisa é de uma ferramenta online que automatize os seus testes de forma padronizada, faça o regressivo de ponta a ponta, e desafogue a equipe de QA's para que ela consiga focar nos testes exploratórios. 

Vou compartilhar com você mais um número para que tenha em mente. Um teste que levaria em média 7 dias para ser realizado manualmente passa a ser feito em poucas horas ao ser automatizado pelas soluções da Orange Testing. A automação é online e integra aplicações WEB, Mobile e API's dentro do mesmo ambiente de testes, sem a necessidade de uma programação. 

Com esse recurso de automatização de regras de negócios, o seu canal de e-commerce estará preparado para uma "Black Friday" todo santo dia. A sua conta final será um investimento menor em todas as operações ligadas à jornada do consumidor, faturamento maior e clientes fidelizados. 

Bruno Rondini, CEO da Orange Testing. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.