Às vésperas da Black Friday, começa a operar no Brasil a DEUNA, empresa que oferece uma solução inovadora em orquestração de meios de pagamentos e prevenção de fraudes para o setor de e-commerce. Fundada no Vale do Silício, concentração das maiores empresas tecnológicas do mundo, e com foco e forte presença na América Latina, a DEUNA chega ao mercado brasileiro com a solução de "one-click checkout", capaz de aumentar em até 40% o índice de conversão das vendas em lojas digitais e de reduzir em cerca de 50% o número de pagamentos negados em compras on-line.
Entre 2021 e 2022, a DEUNA realizou a maior captação de recursos em uma única rodada de investimentos no setor (USD 38 milhões), o que está possibilitando a aceleração do crescimento da empresa no México, Colômbia, Equador, Chile e, também, sua entrada no Brasil. A empresa escolheu o executivo Fabio Di Santoro para o cargo de General Manager, responsável pelas operações no Brasil.
A DEUNA estreia em nosso país com boas perspectivas. Estima-se que o varejo no e-commerce brasileiro atinja, em 2023, um patamar de faturamento anual da ordem de R$ 320 bilhões. Segundo Di Santoro, a companhia aposta em sua capacidade de gerar, por meio de suas soluções, entre 3% a 5% de faturamento adicional aos varejistas, percentuais que representam um excelente custo de oportunidade ao setor. "Há dinheiro sobre a mesa da ordem de R$ 10 a R$ 15 bilhões em faturamento adicional, e aí entra a DEUNA para ajudar os varejistas a capturar essa oportunidade", diz o executivo.
Ainda de acordo com Di Santoro, a DEUNA atua diretamente nessas dores do mercado brasileiro, desenvolvendo soluções em infraestrutura de pagamentos e de prevenção de fraudes, que permitem experiências de checkout otimizadas para comerciantes e compradores on-line. A companhia apoia, na América Latina, empresas e negócios digitais para que maximizem seus resultados nos canais digitais (mobile, web, marketplace, e-commerce) com foco na conversão dos carrinhos de compra no checkout e no aumento da taxa de aprovação das transações de pagamento.
"Isso ocorre porque a solução integra-se com facilidade às principais plataformas de e-commerce e permite a implantação de fluxos de pagamento customizáveis e inteligentes, que dão ao comerciante ferramentas para tratar cada transação de forma única", explica. O executivo comenta ainda o modelo de negócio. "A DEUNA não concorre com os provedores de gateways, adquirentes, sub-adquirentes, plataformas e sistemas de anti-fraude, bandeiras e emissores. Nos posicionamos como plataforma tecnológica orquestradora, atuando de maneira agnóstica e parceira desses diversos atores do ecossistema de pagamentos. Na prática, conectamos comerciantes por meio de uma única integração a um ecossistema de mais de 80 provedores e meios de pagamento e antifraude, por intermédio do nosso orquestrador de pagamentos".
Parcerias e novos negócios
A DEUNA conta com importante parceria com uma das maiores plataformas de soluções para full commerce da América Latina, com presença dominante no Brasil, o que deve alavancar seu crescimento no país. Entre os clientes com tratativas avançadas, há gigantes do varejo e do segmento de seguros. Esse último setor compreende mais de 30 grandes empresas com considerável percentual de seu faturamento proveniente de canais on-line.
"Esperamos anunciar em breve nossas primeiras parcerias no Brasil", afirma Di Santoro. "Temos grandes expectativas de crescimento no país e ainda muitos investimentos previstos para 2024", garante.
Brasil representa um grande desafio no cenário de aprovação de pagamentos on-line
De acordo com um estudo recente, realizado por um provedor de soluções anti-fraude, parceiro estratégico da DEUNA, o país registrou dois milhões de tentativas de fraude de janeiro a agosto deste ano. Em valores, o total chega a somar R$ 2,5 bilhões. "Os números são altos, principalmente quando olhamos para o valor total e o ticket médio das tentativas de fraude que, inclusive, foram mais altos do que em 2022", destaca Di Santoro.
A DEUNA busca reduzir esse problema com alternativas de roteamento e identificação dos códigos de erro, o que permite uma orquestração inteligente do processo de "retentativas" nas transações não aprovadas. A solução oferece ainda sistemas sofisticados de detecção de fraude, sem colocar em risco transações legítimas, mantendo em níveis mínimos o risco de chargeback (a cobrança contestada pelo titular do cartão).
Os golpes, pontua o general manager da companhia no Brasil, são um dos pontos mais sensíveis do e-commerce e o país tem um dos índices mais altos do mundo. "São, aproximadamente, dois milhões de transações fraudulentas por ano, que geram prejuízos da ordem de R$ 6 bilhões. "Segundo dados do setor, apenas no primeiro semestre deste ano, 3,9% do faturamento do e-commerce foi afetado por fraudes", afirma Di Santoro.
Outros pontos: no Brasil, o consumidor paga com cartão de crédito em 60% das vezes; cerca de 30% dessas compras são feitas por meio de cartões de terceiros. E mais: o brasileiro costuma utilizar múltiplos cartões e meios de pagamento. "Isso é parte da nossa cultura. Neste cenário, estamos atentos ainda à ascensão do PIX como forma de pagamento, modalidade cada vez mais buscada pelos consumidores. A DEUNA, portanto, conta com soluções de identificação para que essas transações sejam analisadas e aprovadas com total segurança", finaliza o executivo.
Para a Black Friday 2023, a expectativa é que as compras com cartão de crédito tenham uma representatividade alta, de cerca de 60% no período com este meio de pagamento, de acordo com o Panorama de Consumo 2023. Clientes DEUNA, segundo Di Santoro, conseguem recuperar entre 5 a 15% das suas transac?o?es perdidas, elevando a sua taxa de aprovac?a?o.