Foi criada a Ouvidoria Independente do Setor de Call Center, que servirá para os consumidores enviarem suas dúvidas e reclamações de atendimentos e abordagens de telemarketing.
As mensagens recebidas pelo site www.probare.org serão encaminhadas às empresas, que assumirão o compromisso de responder ao cliente, com cópia à Ouvidoria, que então avaliará se a resposta foi satisfatóra ou não.
A cada dois meses, será feito um balanço estatístico do serviço, com punição às empresas que comprovadamente descumprirem normas éticas no atendimento ao consumidor.
A iniciativa faz parte do Programa de Auto-Regulamentação do Setor de Relacionamento com Clientes e Consumidores, lançado oficialmente hoje, 24/11, e idealizado pelas associações Abemd- Associação Brasileira de Marketing Direto, Abrarec- Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente e ABT -Associação Brasileira de Telemarketing. O Programa inclui também um Código de Ética, um Selo de Ética e um Perfil de Maturidade (os dois últimos serão concedidos a empresas que passarem por auditoria).
O site será dirigido inicialmente pelo Instituto Totum, consultoria independente que desenvolve projetos de normas, prêmios ou esquemas de certificações setoriais para empresas e entidades.